Na busca de novas soluções para a coleta de resíduos, a Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp) irá instalar contentores soterrados (lixeiras subterrâneas) nas praias de Jauá e Arembepe. Os equipamentos contam com uma tecnologia avançada, na qual consiste no armazenamento subterrâneo dos resíduos orgânicos em caixas de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) e metal com alta capacidade. Trata-se de um projeto piloto e a ideia é estender a tecnologia para outras localidades do município.
A lixeira subterrânea é içada por um caminhão e o resíduo é retirado pela parte inferior do equipamento, através de acionamento mecânico da comporta, trazendo uma operação mais simples e segura. Esta coleta deverá ocorrer diariamente, sendo no período do verão em dois turnos.
Dessa forma, é possível eliminar o contato do resíduo com a população, chuva e animais, além de preservar a estética e beleza dos locais onde serão instalados. Os dois equipamentos instalados na costa, um em Jauá e outro em Arembepe, contém três caixas de 1,5 metro cúbico (m³) cada, totalizando assim 4,5 m³ de capacidade em cada uma das praias.
O equipamento não é para descarte de lixo residencial, e sim para atender o grande volume de lixo gerado, principalmente no período do verão, nas localidades citadas. A previsão é que até o início do verão os equipamentos estejam funcionando, para que a população tenha à disposição uma nova aliada na limpeza pública urbana.