Por determinação do desembargador Benedicto Abicair, da 6ª Câmara Cível, a produtora Porta dos Fundos e a Netflix terão de retirar do ar o “Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo”, divulgado na plataforma de streaming desde o final de dezembro. A decisão vem de encontro a um pedido feito pela Associação Centro Dom Bosco de Fé e Cultura. Em primeira instância, o pedido havia sido negado.
Na decisão, o magistrado esclarece que “por todo o exposto, se me aparenta, portanto, mais adequado e benéfico, não só para a comunidade cristã, mas para a sociedade brasileira, majoritariamente cristã, até que se julgue o mérito do Agravo, recorrer-se à cautela, para acalmar ânimos, pelo que concedo a liminar na forma requerida”. Conclui.
Polêmica
O especial de Natal do “Porta dos Fundos” causou revolta de grupos religiosos por fazer piada com o cristianismo e por representar um Jesus homossexual. Mesmo com as críticas, consideradas blasfêmia ao nome de Jesus e até com uma petição para retirar o conteúdo da Netflix, o humorístico continuou sendo apresentado e já está confirmado a produção para 2020.
Com a decisão da justiça os projetos poderão ser adiados, ou até mesmo cancelados para este ano.