O fortalecimento do turismo no município é um dos compromissos da Prefeitura de Camaçari. Com grande potencial para a geração de emprego e renda, a gestão tem buscado atrair eventos para a cidade, como a 5ª edição dos Jogos Integrados do Instituto Federal da Bahia – JIFBA 2023, que começou na última segunda-feira (7/8), encerra sábado (12/8) e reúne centenas de atletas de 19 campi da instituição, que estão hospedados e consumindo serviços locais.
O evento ocorre em um período de baixa estação, em que os meios de hospedagem estão com pouca ocupação, e acaba sendo um estímulo para o trade, que tem a economia aquecida, já que os visitantes estão hospedados em diversas localidades da costa.
A secretária do Turismo, Cristiane Bacelar, destacou que são cerca de 800 pessoas de diversos locais da Bahia, “todos aqui, circulando na nossa costa, utilizando dos nossos meios de hospedagem, dos nossos bares e restaurantes, dos nossos comércios, do nosso serviço. Esses alunos não vão só participar de jogos, mas também passear, então, montamos roteiros turísticos para eles conhecerem a nossa costa e desfrutar das nossas praias e de tudo que a gente tem de bom”. Ao final, ela ainda ressaltou o envolvimento das secretarias de Relações Institucionais (Serin), do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv) e da Cultura (Secult) para que a ação ocorresse e pontuou que “o município tem capacidade e potencial para integrar o calendário dos jogos e sediar todos os anos”.
A Pousada Planeta Guarajuba recebe 49 atletas da cidade de Eunápolis e está com 100% de ocupação. A proprietária, Sandra Gomes, falou sobre a importância da realização desses eventos em Camaçari. “Quero parabenizar a toda gestão da prefeitura pelo evento que está ocorrendo em pleno mês de agosto, o que, para o hoteleiro é, realmente um benefício muito grande. Estamos muito felizes. Preparamos um café da manhã maravilhoso, justamente no perfil da necessidade dos atletas”, afirmou. O grupo já fez, inclusive, um passeio para conhecer a praia de Guarajuba, que conquistou o selo internacional Bandeira Azul quatro vezes consecutivas.
Assim como os meios de hospedagem, bares e restaurantes também tiveram o movimento ampliado. Um deles foi o Restaurante da Coló, em Arembepe, e a proprietária Carol Souza, que está servindo cerca de 800 refeições por dia, divididas entre almoço e jantar, falou sobre o momento. “Camaçari receber pessoas de outras cidades é importante, porque fomenta o comércio. Como nós somos alimentos e bebidas, pra gente, na baixa estação está sendo uma ótima, porque nessa semana estamos gerando empregos, pegando diaristas. Os mercados estão cheios, ontem à noite as pizzarias estavam cheias. Todo mundo está adorando, as pousadas estão cheias”, afirmou.
Pela primeira vez em Camaçari, o estudante e atleta de futsal de Jacobina, Thierry Reis de Oliveira, 18 anos, está hospedado em Jauá e fez uma avaliação da estadia, “é muito boa, o hotel é muito bom, de frente para a praia. Curtir um pouquinho porque ninguém é de ferro. Só conhecia Camaçari de nome, nunca tinha visitado, estou achando a cidade bem organizada, limpa, bacana. Fomos bem acolhidos”, finalizou.
Os jogos são realizados no IFBA – Campus Camaçari, na Cidade do Saber, no Estádio Municipal Fernando Ferreira Lopes e no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Arembepe.
Foto: Jean Victor