IV Fórum de Turismo reforça união com a cultura e o entretenimento

0
Compartilhe:

A Camaçari da Diversidade em Turismo, Cultura e Entretenimento foi tratada durante o IV Fórum de Turismo de Camaçari, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (1°/12), na Cidade do Saber. Realizado pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), o evento reuniu agentes do trade turístico e autoridades municipais, estaduais e regionais.

“O turismo está em expansão neste momento no nosso país, e é importantíssimo que este IV Fórum esteja acontecendo agora, na entrada do verão, para aproveitar esse momento que vem pela frente”, afirmou o vice-prefeito, José Tude, ao agradecer a parceria com o Banco do Nordeste, para que “a gente tenha condições de levar adiante crédito para todos aqueles que fazem o turismo acontecer no dia a dia”.

A titular da Setur, Cristiane Bacelar, falou sobre a escolha do tema desta edição do evento, “a gente mescla cultura e entretenimento junto ao turismo, que não deixam de ser irmãos siameses da atividade. Principalmente neste momento, que a gente vem retomando e ao mesmo tempo tenso, para mostrar a importância dessas três atividades unidas, do quanto elas são importantes para economia, mostrar a unidade, que sozinho o turismo não vai, a gente depende de outros atores nesse trabalho. É um momento único, com apresentações culturais belíssimas e palestras enriquecedoras”, afirmou.

A programação foi iniciada pela palestra Ações do Banco do Nordeste para o desenvolvimento do turismo na Bahia, com o superintendente estadual, Diego Rocha Batista, e o gerente do BNB de Camaçari, Tedson de Jesus Neiva. O dirigente do estado destacou a importância de patrocinar ações como esta, “o grande diferencial do banco é apoiar efetivamente aqueles que estão diretamente relacionados a esse tipo de evento, que são os empreendedores. O mais importante disso é estarmos próximos de quem empreende, estimulando essas pessoas, porque o desafio de empreender no nosso país é muito grande, quanto maior os estímulos que pudermos ofertar, maior serão os resultados a serem colhidos”.

O evento ainda contou com a palestra Como atrair e conquistar clientes na Indústria do Entretenimento, com o especialista em Clientologia Sérgio Almeida, que abordou prioritariamente “a capacitação do ser humano motivar, potencializar, isso é que traz o grande diferencial”. Em seguida, o cantor e ex-vocalista da Timbalada, Carlos Augusto Rodrigues de Brito, conhecido como Ninha, abordou A importância do entretenimento para o Turismo e a valorização da Cultura.

Com o trabalho voltado para a cultura da ancestralidade, o cantor Paulo Carrilho apresentou o espetáculo Aldeia. Ele ainda aproveitou a oportunidade para fazer uma homenagem a Camaçari e entoou a canção que compôs e retrata as belezas naturais da costa do município, Amar Camaçari, que diz “fiz esta canção pra te mostrar aqui, és a mais bonita de todas que já vi” e o refrão ressalta o amor à terra “amar, amar, amar Camaçari, de Busca Vida a Itacimirim”.

A artesã do Grupo Filhas de Maria, Eliete Nunes, 36 anos, participou do evento e falou sobre o interesse. “É um meio da gente interagir com o público e divulgar o nosso trabalho aos poucos. Crescer nesse ramo, que é maravilhoso, e ficar sabendo das informações necessárias para que a gente cresça”.

O IV Fórum de Turismo de Camaçari contou com exposição de artesanato e reuniu pessoas de diversas cidades, principalmente da Costa dos Coqueiros, região turística a qual o município pertence. O evento é realizado com apoio da Secretaria da Cultura (Secult).

Ainda estiveram presentes na atividade, o Secretário de Turismo do Estado da Bahia, Maurício Bacellar; o presidente da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur), Gorgônio Loureiro; a subsecretária do Turismo, Lucia Bichara; além de representantes dos poderes Executivo e Legislativo e do 12° Batalhão de Polícia Militar da Bahia (BPM/BA).

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui