O Camaçari Alerta está lançando hoje o quadro horto & horta, e brevemente muitas reportagens em vídeo serão realizadas trazendo muitas novidades na area do cultivo de cereal, hortaliças, verduras, flores e plantas, para quem vive em sítios, casas e até mesmo em apartamento.
E hoje, o destaque vai para o milho! Em várias regiões do nordeste, o dia 19 de março é esperado com muitas expectativas pelos agricultores! é o dia de plantar este cereal, tipico das festas juninas!
O Brasil é o terceiro produtor do mundo de milho! O inicio das chuvas anunciando a chegada do outono, deixa a clima ideal para o cultivo. A terra antecipadamente preparada garante que em junho as espigas de milho estejam na mesa do nordestino.
Como plantar :
Realizar o planejamento antecipado da próxima safra é essencial para o sucesso da produção;
Não se esqueça de realizar o controle de plantas daninhas na entressafra. A presença de algumas plantas infestantes pode comprometer o estabelecimento do estande inicial da cultura, competindo por luz, água e nutrientes.
Realize também a análise de solo para saber quais cuidados ele necessita (calagem, gessagem, adubação de cobertura, etc).
Outro ponto muito importante para a cultura do milho é a escolha da densidade de plantio e do espaçamento. Eles refletem diretamente na produtividade de milho.
O espaçamento utilizado tradicionalmente pelos produtores era o de 80 cm a 90 cm entre linhas.
Contudo, desde a última década, vem sendo cada vez mais adotado o espaçamento reduzido. Isso é, plantio deve ser feito com 45 cm a 50 cm entre linhas.
O espaçamento reduzido pode proporcionar melhores condições de desenvolvimento para a cultura e trazer efeitos positivos na produtividade.
As principais vantagens do espaçamento reduzido:
- Cobertura rápida do solo
- Melhor aproveitamento da radiação solar
- Redução da utilização de herbicidas (menor ocorrência de plantas daninhas)
- Redução de custos
Apoio:
Em Camaçari, a prefeitura vem realizando entrega das sementes desde o 17 de março na comunidade rural. Ao todo, serão entregues 2,5 toneladas de sementes de milho, feijão e hortaliças, que devem beneficiar cerca de 600 agricultores de 15 localidades. E, por entender e ouvir as demandas dos produtores, foram incluídas na distribuição, 100 toneladas de adubo orgânico do tipo torta de mamona, um dos melhores para produção, e outras 100 toneladas de calcário.
Confira a programação da distribuição para as associações:
– Dia19/3 (sexta-feira) – Pau Brasil, Açu da Capivara e Rancho Alegre;
– Dia 22/3 (segunda-feira) – Alameda do Rio, Conceição de Abrantes e Cordoaria;
– Dia 24/03 (quarta-feira) – Tiririca e Joia do Rio
– Dia 26/03 (sexta-feira) – Coqueiro de Monte Gordo, Km 22, Lagoa Seca e Cancelas
Curiosidade:
São José é considerado o padroeiro dos trabalhadores, dos agricultores e das famílias.