Em um mundo cada vez mais inclusivo e sensível a causas antes deixadas para segundo plano, a vida dos animais têm recebido atenção especial e garantido direitos importantes. Pensando em incluir Camaçari no hall das cidades que dedicam atenção e garantem estrutura pública de saúde para os cães, gatos e outros animais, o candidato a prefeito, Flávio Matos (União Brasil), apresentou nesta segunda-feira (12), a proposta de criação da primeira Clínica Veterinária de Camaçari.
“Estamos alinhados e comprometidos com essa pauta para garantir os direitos e a dignidade dos animais que têm lar, e também os errantes, que são aqueles animais que se encontram abandonados na rua”, disse.
Com a criação da clínica, virá também a implantação da Diretoria de Proteção Animal de Camaçari (DIPAC), que tem como proposta cuidar de políticas públicas focadas na na proteção animal. De acordo com Flávio, o setor será ligado à Secretaria da Saúde.
Durante a apresentação da proposta, Flávio falou ainda sobre a importância de ampliar a cobertura de atendimento através de convênios com clínicas privadas do município, facilitando o atendimento público. “A ideia é ampliar e facilitar o acesso aos serviços, garantindo que os animais tenham atendimento gratuito e de qualidade sempre que precisarem”, pontuou.
Para garantir um controle melhor dos animais que vivem nas ruas, o candidato propôs a criação do CastraMóvel, serviço de castração gratuita. O programa deve atuar de forma itinerante, cobrindo todas as localidades da sede e orla do município. Com essa iniciativa, o número de nascimento de cachorros e gatos que não tem dono diminui e ameniza a situação, que é considerado um problema de saúde pública.
“Tudo isso vai entrar em nosso plano de governo, a diretoria já está registrada em nosso plano e eu estou aqui garantindo que a proteção animal será pauta prioritária no nosso governo”, reiterou.
Flávio falou sobre a intenção de fazer ajustes necessários na saúde para viabilizar projetos essenciais para a cidade, como é o caso da clínica e de programas que virão com a sua criação. “Nós temos que ter ajustes sérios na saúde para garantir recursos para isso. Sabemos que para ter tudo isso, o custo é alto, mas é necessário e podemos fazer. Esses programas funcionarão por que vamos garantir recursos para isso”.
SAMU PET – Uma novidade muito comemorada pelos defensores da causa animal presentes na reunião, foi o Serviço de Urgência e Emergência para atendimento de animais. “As pessoas têm essa dificuldade de locomoção para buscar o atendimento. Às vezes, não conseguem se deslocar por conta de dificuldade econômica mesmo, o Samu Pet pode mudar essa realidade”, concluiu.