A participação de grupos juninos é uma tradição no Camaforró, que tem espaço garantido na Vila da Cultura. Além de compor a programação durante os três dias de festejos, as apresentações das agremiações tiveram como ponto alto o Festival de Quadrilhas Juninas que encantou os espectadores com a disputa na categoria tradicional, na sexta-feira (14/6), segundo dia da festa.
A Junina Vem Que Tem, da localidade de Parafuso, levou à cena 25 integrantes. A agremiação, que apresentou um lindo espetáculo, com o tema “De Volta Para o Sertão”, foi a grande campeã, conquistando o prêmio no valor de R$ 1.500. A responsável pela quadrilha, Lívia dos Santos, celebrou a vitória. “A felicidade é muito grande, pois o trabalho é difícil e árduo, com todas as etapas de preparação e ensaios. Por isso, o resultado é tão gratificante, por ser um reconhecimento do nosso empenho”, afirmou.
A entrega do prêmio foi feita pelo vice-prefeito José Tude, que falou sobre o importante papel da Vila da Cultura para a promoção das tradições nordestinas. “O Camaforró 2024 já é um sucesso, tem superado as expectativas e, a Vila da Cultura me deixa, especialmente, feliz por ser um espaço para as famílias e que mostra toda nossa riqueza cultural”, disse.
Para a secretária da Cultura, Márcia Tude, a participação das quadrilhas no festejo vai além da disputa no concurso. “Valoriza os grupos que ensaiam e se dedicam para fazer uma linda apresentação, e manter viva essa tradição tão importante. A Vila da Cultura é um lugar de expressão da nossa cultura e das nossas raízes. Fico encantada!”, enfatizou.
A Junina Pode Misturar foi a vice-campeã; e a Arraiá Santo Antônio ficou na terceira colocação. Também disputou o Festival de Quadrilhas Juninas, a agremiação Flor de Lis.
Foram entregues ainda prêmios periféricos, com premiação de R$ 300, cada, sendo eles: melhor puxador, conquistado pela Arraiá Santo Antônio; melhor coreografia e figurino, pela Vem Que Tem; melhor casal de noivos, conquistado pela Pode Misturar; e melhor roteiro, pela Junina Flor de Lis.
A comissão julgadora foi formada pela professora de dança, Janete Matos; a bailarina, coreógrafa e professora de dança, Cláudia Guedes; e pelo estilista Alberto Cordeiro. Como critérios de avaliação, foram utilizados os seguintes quesitos: vestimentas e adereços, conjunto, apresentação e coreografia, criatividade, animação, puxador, música e ritmo, tempo, tema, casal de noivos, e disciplina.
Além do Festival de Quadrilhas Juninas, a segunda noite da Vila da Cultura contou com ampla programação de grupos culturais e artistas, bem como ambientes variados, como a Casa Indígena, o Cantinho do Cordel e a Casa da Olaria.
O espaço, que nesta 5ª edição traz como temática “Cordel Vila da Cultura Encantada”, foi elogiado pelo público presente. A cabeleireira Selenilda da Conceição fez questão de, por mais um ano, prestigiar a Vila da Cultura. “Sempre venho para poder assistir as apresentações e este ano está ainda melhor, muito bem organizada, com muita beleza e criatividade”, avaliou ela, que é moradora do bairro Jardim Limoeiro.
Entre as atrações que passaram por lá, esteve o Mestre Bule Bule – músico, repentista, escritor e poeta, considerado uma das maiores referências da cultura do Nordeste. O artista falou que é gratificante se apresentar no festejo. “Fico agradecido e muito feliz, principalmente por poder ver o público prestigiando. É um show feito com todo capricho”, afirmou.
“Hoje, especialmente, fizemos uma homenagem à Mestra Nildes Bonfim, do Grupo Cultural Espermacete, que deixou um legado lindo para a nossa cultura”, completou Bule Bule, que se apresentou acompanhado da banda Cacimba Nova, que entoou ritmos como chula, repente, batuque, toada, verso declamado, coco, vaquejada e o tradicional forró.
Também se apresentaram na Vila da Cultura nesta sexta (14), a Quadrilha Junina Pé de Moleque, o Grupo de Capoeira Filhas do Vento, a cantora Cintia Cris, e a banda Forró do Q.
O Camaforró 2024, que começou na quinta (13), vai até sábado (15). Realizado pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Governo (Segov), através da Coordenação de Eventos, com o tema “Esquenta São João”, a festa marca a abertura do São João da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Na Vila da Cultura, outras 11 apresentações estão programadas para animar o público neste sábado (15), incluindo quadrilhas juninas, grupos culturais, bem como artistas, que entoarão ritmos nordestinos, como o tradicional forró.
Confira abaixo a programação para o último da Vila da Cultura no Camaforró 2024:
Sábado (15)
18h – Grupo Mix Dance
18h50 – Junina Phoctá
19h20 – Arraiá Contemporâneo
20h – Junina Popular
20h30 – Grupo Cultural Eremim
21h10 – Grupo Raízes da Terra
21h20 – Junina Capelinha do Forró
22h – Arthur Luz, Gustavo Medeiros e Alan Rosa
23h – Grupo Ciranda
23h20 – Banda Tempero Nordestino
1h20 – Balada de Ouro
Foto: Jean Victor/Renan de Lima