A partir desta segunda-feira (19/6), a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), promove a aguardada Feira do Milho. A iniciativa reúne, no estacionamento externo do Centro Comercial, 60 permissionários dedicados à comercialização de produtos típicos dos festejos juninos, até o dia 30 de junho. O local vai funcionar das 6h às 19h, de segunda-feira a domingo, com a participação de diversas atrações musicais.
O objetivo é proporcionar mais comodidade à população que, no mesmo lugar, encontra os ingredientes que dão vida às iguarias que compõem a mesa dos festejos, como milho, amendoim, laranja, tapioca, carimã, coco seco, dentre outros. Gilberto Ferreira, morador de Arembepe, aproveitou a abertura do espaço e já garantiu suas compras. “Eu sempre venho aqui, e tá tudo no preço bom. Sempre vale a pena!”, disse, já levando milho, laranja e amendoim da barraca de Sr.º João.
João Ferreira é comerciante que, há 30 anos, dos seus 54 de vida, atua em feiras. Permissionário do Centro Comercial de Camaçari há mais de 20, para ele vale muito a pena participar do espaço da Feira do Milho. “Tenho aqui no Centro Comercial a minha barraca São João, e tenho esse espaço, aqui, porque já é uma ajuda! Eu mesmo já boto mais funcionários pra ajudar, o que é um modo de fortalecer o povo também”, disse, completando que, quando o cliente chega e ouve o forró, aí é que “a compra esquenta muito, porque o pessoal já quer vir ver, e daí já aproveita pra comprar!”, enfatizou.
Para o líder do grupo Diagonais do Forró, popularmente conhecido como Deraldo do Forró, a Feira do Milho é mais um espaço pra expor seu trabalho. “Todos os anos eu participo da Feira do Milho, e graças a Deus faço todos os bairros, fiz o Santo Antônio do Inocoop, então é muito importante. E tudo isso desde 1982! Quando aponta o mês de junho, já começa o sucesso”, revelou o artista, que fez a abertura do evento e é tocador de triângulo do grupo.
“O que nós precisamos é gerar emprego na cidade, no município”, disse o vice-prefeito José Tude, recebido com festa no local. Ele completou, “nós temos o maior centro de emprego em Camaçari, que é a feira! Não tem outro lugar. Tem o comércio, tem isso, tem aquilo, mas aqui é o maior centro de geração de emprego para os formais e os informais também. Então nada melhor que a gente ampliar e dar mais condições à feira de funcionar, de se diversificar, com mais famílias vivendo e sobrevivendo daqui”.
Segundo o diretor de Ordem Pública da Sesp e também administrador do Centro Comercial, Namucies de Souza, a Feira do Milho foi criada pelos próprios feirantes. “Com o tempo a ideia foi tomando forma, se estruturando. É uma tradição, onde as pessoas já ficam ansiosas pra começar. Os feirantes mesmo, já fazem suas compras. Toda hora chegam caminhões com cargas de mercadorias, e esse movimento entra até pela madrugada, o que mostra que o movimento é forte, e é um momento pra os feirantes ganharem mais um dinheirinho”, concluiu o gestor.
A administração do Centro Comercial avisa que vai manter o espaço funcionando em sua dinâmica habitual. O funcionamento acontece de segunda a sábado, das 6h às 18h, e domingo e feriado das 6h às 13h. A surpresa fica por conta das atrações musicais da Feira do Milho. Confira a programação:
19/6 (praça maior)
14h – Diagonais do Forró
16h – Jane Som (praça maior)
20/6 (praça menor)
14h – Q’Mexe
16h – Edu dos Teclados
21/6 (praça menor)
14h – Os Autênticos do Forró
16h – Carequinha do Forró
22/6 (praça menor)
14h – Luiz do Baião
16h – William e Banda
23/6 (praça maior)
14h – Cara Feia
16h – Tom Moreno
28/6 (praça menor)
14h – Forró Pegado
16h – Dielson Anjos
29/6 (praça maior)
14h – Vanderson Silva
16h – A2 Xote
30/6 (praça menor)
14h – Skema 2
16h – Jorge Cabeleira
Foto: Tiago Pacheco