A localidade de Cordoaria recebeu nesta terça-feira (28/11) a atividade de prototipagem da experiência a ser trabalhada em mais um roteiro turístico da Costa de Camaçari. A ação faz parte do convênio entre a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Turismo (Setur), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e visa a construção de dez novos roteiros.
A secretária do turismo, Cristiane Bacelar, esteve presente acompanhando a ação e falou sobre a formatação dos novos roteiros. “É um momento importante de fortalecimento das mulheres beijuzeiras de Cordoaria de toda a localidade. A formatação de um roteiro como este, é fortalecer o nosso turismo rural, é fortalecer a comunidade, é fortalecer toda a localidade de Cordoaria, gerando desenvolvimento e a possibilidade de aumento de renda para essas pessoas. Então, realmente, o turismo de Camaçari vive um novo momento, se consolidando como atividade prioritária na cidade”.
Para a construção do roteiro, foi contratada a empresa Cria Rumo, e um dos sócios, Ernesto Ribeiro, explicou a ação. “Nós fizemos a praticagem, que é o teste inicial na comunidade da Cordoaria. Como é que é isso? A consultoria do Sebrae chega na comunidade e identifica o que pode ser aproveitado para o turismo, do ponto de vista de uma experiência que toque as pessoas, que toque o visitante, toque o coração, toque o espírito, que a pessoa saia dali diferente do que entrou”.
No caso da Cordoaria, a experiência é realizada pela associação Beijuzeiras de Cordoaria, que ofertou um café da manhã, com a feitura do beiju na hora, além da leitura de trechos de um livro publicado pelo grupo, que relatam as histórias de vida das mulheres da localidade.
A presidente das Beijuzeiras, Jaciara Calheiros, falou sobre a ação. “Sou muito grata a Setur por essa oportunidade de estar desenvolvendo esse trabalho aqui na comunidade com a gente. Eu creio que esse vai ser um, de muitos outros. Desenvolver esse turismo comunitário aqui na comunidade de Cordoaria, agrega valor à nossa comunidade, agrega valor aos nossos produtos e aos nossos conhecimentos”.
Participaram ainda da atividade a subsecretária do Turismo, Lúcia Bichara, técnicos da pasta e membros da comunidade.
Foto: Arquivo