Alunos da Faculdade Metropolitana de Camaçari – Famec tem se queixado da falta de estrutura para o retorno das aulas presenciais e a imposição da direção da instituição quanto o comparecimento de todos graduando.
Turmas dos diversos curso criaram um Manifesto e vem se reunido por meio virtual e grupo de whatsapp visando sensibilizar a instituição e órgãos competentes para uma solução sobre o caso.
O Camaçari Alerta teve acesso com exclusividade a conversas e imagens onde ficam claro o descumprimento das normas sanitárias contra covid-19. Em um dos vídeos, a sala de aula n. 21 aparece com todas as cadeiras enfileiradas, em sua capacidade máxima, sem o devido distanciamento e marcação correta dos lugares.
Em uma das conversas, o aluno se queixa da falta de álcool em gel, e um outro revela que a diretoria não aparece e prefere colocar terceiros para atender os alunos. Veja os prints. os nomes e os respectivos telefones foram preservados.
Desde o último dia 19 de julho, o Decreto Municipal n. 7582/2021 autoriza o funcionamento da rede privada de ensino em Camaçari, “desde que cumpridos e observados os protocolos sanitários”, Art. 1.
No anexo do referido documento sobre as medidas a serem adotadas estão a orientação de “reduzir o número de alunos por sala de modo a manter pelo menos 1 metro de distanciamento em todos os lados entre as cadeiras”; “o revezamento entre os estudantes durante os dias da semana como forma de evitar a aglomeração”; organizar fluxo de entrada; usar sinalização e demarcação visual em locais que requerem organização de filas; no caso de estudantes de grupo de risco considerar a adoção de estratégias não presenciais para reposição das aulas” clique aqui e leia o decreto na íntegra.
Pontos que segundo os estudantes da Famec estão em descumprimento pela faculdade. Por meio do manifesto o grupo espera que a direção atenda as reivindicações:
1) retorno a aula sistema híbrido – em que a aula acontece de forma remota, em tempo real para quem está em casa ou em sala de aula;
2) formação de um protocolo de segurança – distribuição de pias; toltes com alcool em gel; distribuição adequada das cadeiras com o distanciamento social; aferição de temperatura etc;
3) termo de compromisso faculdade x alunos – o comprometimento de manter o protocolo de segurança deve ser de todos; mas é preciso ofertar estruturas por parte da faculdade para que todos se sintam protegidos:
4) garantias da realização das provas e atividades com o mesmo tratamento e cuidado para quem estar em casa ( aulas online) e na faculdade (semi-presencial).
5) Planejamento das turmas de acordo com uma pesquisa para quem encontra-se no grupo de risco; inclusive levando em consideração as pessoas que estão em casa a espera deste estudante caso ele opte para a aula presencial.
6) Retorno da aula 2022 presencial escalonada com base nós índices de vacina e estatísticas da pandemia.
O Camaçari Alerta entrou em contato com a assessoria da Secretária de Saúde do município e informou que já comunicou o caso a Secretaria de Educação e aguarda resposta quanto as providências a serem tomadas.
A reportagem também tentou contato com a Faculdade pelos números: 71 3286-3250/3186-3254, mas não obteve êxito, para esclarecimentos por parte da instituição.
Carluze Barper- Jornalista