A Prefeitura de Camaçari adotou uma agenda permanente de parcerias, relações institucionais e cooperação técnica com a iniciativa privada, órgãos e secretarias estaduais. A estratégia tem auxiliado na resolução de conflitos, no ordenamento e crescimento sustentável da cidade. Uma das agentes dessa mudança, tem sido a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), que intensificou o diálogo com a comunidade, o legislativo e outras pastas do governo.
Ampliando essas relações, a secretária da Sedur, Andréa Montenegro, foi recebida na tarde desta terça-feira (24/8), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), pelo chefe de gabinete, Luiz Gugé, a diretora de Análise, Monitoramento e Incentivo sobre Áreas Produtivas, Nelly Malheiros, e a superintendente de Gestão Patrimonial para o Desenvolvimento Produtivo, Jucimara Rodrigues.
Durante a reunião com os técnicos, a secretária destacou as ações de ordenamento e a recuperação de patrimônios naturais históricos que estão devolvidos para as comunidades. “Quando o prefeito me convidou, eu disse que assumiria com a condicionante de ter uma equipe atuante, e foi o que aconteceu. As ações têm sido muito fortes, principalmente nas áreas de proteção ambiental. Estamos mostrando que de fato, a gente quer a organização e o ordenamento”, enfatizou.
O trabalho da pasta também foi reconhecido pelo chefe de gabinete da SDE, que falou sobre a necessidade de garantir que a cidade mantenha seus espaços de expansão industrial ordenados. “É muito importante esse alinhamento com a secretaria municipal, visto que Camaçari é um município muito importante pra nós; é onde está nosso Polo Petroquímico e a gente precisa estar muito alinhado com o município, porque muitas ações precisam ser feitas em parceria, evitando maiores desgastes e garantindo a celeridade. Estamos aqui à disposição”, garantiu Gugé.
O encontro de alinhamento também teve a participação do legislativo, representado através do vereador Gilvan Souza. “Camaçari é um município macro e complexo, que requer um olhar profissional e um enfrentamento conjunto para garantir emprego, renda, assistência social e retomada econômica. Eu acredito que esse diálogo e cooperação técnica, sem separação política ou de sigla partidária, será muito benéfico para o Estado e município”, defendeu o vereador.
Na oportunidade, o grupo estabeleceu metas e reforçou o compromisso de intensificar a comunicação entre as pastas. Dentre as ações previstas, estão os mapeamentos das áreas de interesse industrial, terrenos públicos e zonas de conflito. As intervenções são necessárias para garantir a retomada do desenvolvimento econômico do município.
Foto: Matheus Carvalho