O secretário municipal de Saúde Dr. Elias Natan concedeu entrevista ao radialista e fundador do serviço de som da feira de Camaçari, Tony Charles na manhã desta quarta-feira (11).
“É de suma importância vim à feira para comunicar este novo sistema, a gente sabe que a população frequenta a feira, e essa rádio pela abrangência que ela tem, alcançando diretamente as pessoas que aqui estão, tem esse papel fundamental de informar. Conseqüentemente essas pessoas vão para as suas casas e reproduzem essas informações, e assim o nosso objetivo de informar a população em geral está sendo cumprindo” , destacou.
Durante entrevista, o representante da pasta fez um balanço dos avanços da saúde em Camaçari e enfatizou o sistema da Nova Regulação, implantado na ultima sexta-feira (6) pelo governo municipal.
“A saúde de Camaçari está passando por uma grande revolução. A gente vem conquistando avanços importantes em algumas áreas como: na atenção básica, na qualificação de equipes; na requalificação de unidades de saúde, na recomposição do SAMU; no CEO com 100% de suas atividades em pleno funcionamento, entre outros serviços. Mas a regulação era um entrave, era uma preocupação do prefeito Antonio Elinaldo, pelo incomodo que causava as pessoas, pelas filas no dia da marcação; então ele nos determinou que estudássemos um projeto que acabasse essa problemática”, lembra
A Nova Regulação funciona com distribuição de cotas de marcação de exames e consultas nos 41 postos sendo Unidades Básicas e na Saúde da Família de Camaçari. Assim, a população conta com atendimento de segunda a sexta para agendamento.
“Para essa primeira semana o resultado foi positivo. Já tem gente recebendo confirmação dos exames por ligação, teve uma senhora que nem acreditou: ‘- oxe estão me ligando mesmo para confirmação do meu exame?’ indagou. É assim que já está funcionando, a gente está muito satisfeito com a resposta que a população está tendo deste sistema” revelou o secretário, vereador licenciado Elias Natan, que acrescentou ainda sobre a cotização das vagas por unidades de saúde “ Eu só vou reproduzir a fala de uma reguladora de Buri de Satuba: ‘- nossa tenho aqui 20 vagas para RX! nunca tinha chegado isso aqui’. E tenho informação que lá no Caminho do Mar sequer tinha internet e a partir do momento que nós cotizamos as vagas, ou seja distribuímos para as unidades, hoje a população de lá não precisa se deslocar para a sede ou para o posto de Arembepe como antes para marcar os seus exames. A gente não tem dúvida nenhuma de que foi um movimento mais acertado que a saúde fez no sentido de dar conforto, comodidade e segurança a população.
O ex-administrador do Centro Comercial, Antonio Carlos Bitencourt, conhecido como Antonio da Feira acompanhou a entrevista ao lado do secretário, sendo recebido pelo coordenador Namuciés Souza. E ao se despedir do local, ambos foram cumprimentos com carinho pelos permissionários.