A Câmara de Camaçari realizará, na próxima quarta-feira (03/05), a partir das 9h, no plenário Osvaldo Nogueira, a Sessão Especial em homenagem ao Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio, com o tema “Novas perspectivas sociais e de emprego no Brasil a partir de 2023”. O evento foi solicitado pelo vereador Dentinho do Sindicato (PT).
Segundo o proponente, a data representa o momento que os empregados, as empresas e instituições em geral têm para refletir sobre a Legislação Trabalhista, normas e demais regras atuais de trabalho. “Nesta data também é homenageada a luta dos trabalhadores que reivindicaram por melhores condições trabalhistas. E graças à coragem e persistência desses trabalhadores, os direitos e benefícios foram conquistados”, ressaltou.
Entre os palestrantes previstos na programação da sessão estão a deputada federal e integrante da Comissão de indústria, Comércio e serviços da Câmara Federal, Ivoneide Caetano; o secretário de Relações Institucionais da Bahia, Luis Carlos Caetano; o secretário do Trabalho Renda e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Camaçari, Waldy Freitas; o advogado trabalhista do corpo jurídico do Sindquímica – Bahia, Clériston Bulhões; a supervisora técnica do Instituto DIEESE na Bahia; Ana Georgina; o diretor do Sindiquímica Bahia e da CUT/BA, Alfredo Ferrreira Junior; e o presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB/BA, Thiago Santos Bianchi.
O parlamentar ressaltou ainda que a sessão será importante para reafirmar que o desenvolvimento de um país depende da geração de empregos e do cenário do ambiente de trabalho.”Reduzir o desemprego, melhorar a oferta e as condições de trabalho e garantir remuneração condizente com o custo de vida são estratégias consideradas essenciais para a qualidade de vida da população e, consequentemente, para o próprio crescimento do país”, reafirmou.
Ainda segundo Dentinho do Sindicato, a sessão terá como objetivo de refletir e homenagear o trabalhador que é peça fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade. “Faz-se necessário este diálogo, pois podemos afirmar que a maioria dos trabalhadores que perderam seus direitos e empregos ao longo dos últimos anos, com planos políticos e econômicos que desvalorizaram e desestruturam o país, renasce nesse momento a esperança de crescimento transformando o futuro num lugar de novos planos, deixando para trás a insegurança que impactava diretamente na saúde mental, física, social e econômica de toda a sociedade”, concluiu.