Em Brasília, prefeifo Elinaldo participa de Seminário Nacional de Alfabetização

0
Compartilhe:

O prefeito Elinaldo Araújo, acompanhado da secretária da Educação, Neurilene Martins, vai participar do Seminário Nacional pela Alfabetização 2023, em Brasília, nos dias 19 e 20 de setembro, evento que reunirá autoridades em educação e representantes de organizações civis, estados e municípios com o intuito de, por meio da troca de conhecimento entre especialistas, criar estratégias eficazes para o desenvolvimento de políticas educacionais de qualidade visando a proficiência leitora das crianças brasileiras.

O chefe do Executivo municipal destacou a importância de Camaçari estar representada neste evento, considerando o movimento de qualificação do ensino público em andamento na rede municipal, fazendo referência à estruturação do Sistema Próprio de Ensino de Camaçari. “É importante participarmos deste seminário, onde estaremos reunidos com outros gestores e estudiosos da Educação para dialogar sobre alfabetização, para fortalecer as nossas abordagens pedagógicas e para aprimorar as aprendizagens das nossas crianças”, afirmou.

A secretária de Educação, Neurilene Martins, também compartilha de boas expectativas. “Esse é um evento promovido para consolidar a pauta da alfabetização das crianças como prioridade no país e Camaçari integra essa mobilização. Participar dessa discussão vai inspirar novas práticas disruptivas na nossa rede, fazendo com que mais ações como os projetos Mais e Melhor Educação, Escola de Verão, Ateliês de Estudo e a certificação de professores alfabetizadores com trabalhos destacados na rede – uma forma de reconhecimento e estímulo de boas práticas – venham aprimorar ainda mais as políticas de alfabetização implementadas no município”, destacou.

As temáticas a serem abordadas no evento incluem a colaboração educacional envolvendo estados, municípios e sociedade civil; a valorização dos materiais didáticos e referenciais curriculares contextualizados; estratégias pedagógicas para elevar os índices de alfabetização entre as crianças de 8 anos; a construção de uma agenda nacional para a alfabetização; a formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; entre outras.

O Seminário Nacional de Alfabetização é resultado da cooperação dos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe, com apoio do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), da Associação Bem Comum (ABC), da Fundação Lemann e do Instituto Natura. 

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui