Dia Nacional do Cigano é celebrado com música e dança no bairro Burissatuba

0
Compartilhe:

O dia 24 de maio foi escolhido como o Dia Nacional do Cigano, e para celebrar esta data, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), promoveu um encontro nesta sexta-feira (24/5). O evento, marcado com muita música, dança, alegria e tradição, aconteceu na comunidade cigana do bairro Burissatuba.

Idealizada pela Coordenadoria de Igualdade de Direitos e Combate a Discriminação, a atividade que reuniu dezenas de famílias ciganas, também foi prestigiada pela comunidade local.

A titular da Sedes, Reni Oliveira, marcou presença no evento. “Hoje é um dia de alegria, porque estamos celebrando o dia desse povo que é tão rico de cultura e tradição, mas também é um momento importante para desconstruir todo o preconceito que os ciganos sofrem. Então nós, da gestão municipal, estamos mais uma vez aqui, demonstrando o nosso apoio, respeito e admiração que eles merecem”, disse.

O coordenador de Igualdade, José Anísio, reiterou que a etnia cigana tem uma contribuição importante para a sociedade, além de possuir uma riqueza de conhecimentos e tradições milenares, que deve ser respeitada. “A coordenadoria trabalha todos os dias no enfrentamento ao racismo e a discriminação, e hoje é um dia para dar visibilidade a comunidade cigana, mas também para pedir respeito, para quebrar barreiras e combater o preconceito”, falou.

Representando a comunidade cigana de Burissatuba, Aldair Marques, de 47 anos, falou do sentimento em celebrar a data. “Hoje é um dia maravilhoso para nós ciganos, porque homenageia o nosso povo e com esse evento estamos quebrando barreiras, porque infelizmente o preconceito ainda é muito forte, por isso agradecemos a Sedes e a prefeitura por essa valorização”, contou.

A cigana Sumayara da Cruz, de 24 anos, pontuou que para a comunidade, o reconhecimento é importante e traz muita alegria. “É gratificante ser reconhecido no nosso dia, isso aqui para gente é maravilhoso, parece ser algo simples, mas é muito importante. As pessoas julgam a gente sem conhecer e a população precisa enxergar que somos um povo de bem, nos vestimos diferente, temos os nossos costumes, mas somos iguais a todos”, concluiu.

O Dia Nacional do Cigano foi instituído em 25 de maio de 2006, por meio de decreto art. 84, inciso II, da Constituição, em reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da história e da identidade cultural brasileira.

Foto: Tiago Pacheco

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui