Seduc reúne gestores das escolas que participarão dos Desfiles Cívicos 2023A Secretaria da Educação (Seduc) reuniu gestores das unidades públicas municipais de ensino que participarão dos desfiles cívicos no mês de setembro, promovendo um momento de colaboração coletiva em torno do tema: “Camaçari, Meu Lugar no Mundo é Aqui: Diversidade, Direitos Humanos e Felicidade”, que vai inspirar as performances dos estudantes na avenida este ano. A reunião, realizada na Diretoria Pedagógica (Dipe), foi conduzida pela titular da pasta, Neurilene Martins, que provocou reflexões a partir das contribuições socializadas, garantindo espaço para as narrativas históricas e atuais discutidas nos ambientes escolares.
A temática foi apresentada aos presentes, que, a partir desse direcionamento, darão início aos ateliês de produção dos materiais responsáveis por ilustrar o tema e, ao mesmo tempo, levar cor, alegria e esperança às ruas. A secretária Neurilene destacou que o mote estabelecido agrega propósito e funcionalidade social à celebração cívica. “Mais do que um desfile alegórico, é uma oportunidade de contar e fazer história, destacando as dimensões política, ética, artística e da equidade, vinculadas ao tema”, explicou durante a reunião, que ocorreu na tarde da última quinta-feira (13/7).
Os gestores já começaram a mobilizar suas escolas, como é o caso da diretora do Centro Educacional Marquês de Abrantes, Heliane Carneiro. “Todo ano nós participamos e, por isso, já há uma expectativa por parte dos alunos. Eles já apresentaram algumas ideias para este ano e, quando compartilharmos a temática com eles, mais propostas chegarão. Esse é um processo bastante participativo”, explicou.
Gestora do Centro Integrado de Educação Infantil (Ciei) Gleba E, Ivete Batista também compartilha boas expectativas para os Desfiles Cívicos 2023. “É um tema muito rico e extremamente relevante. Podem esperar muito brilho e muita alegria no nosso cortejo”, anunciou. Ao todo, 31 escolas da rede pública municipal participarão dos cinco desfiles previstos para acontecer no mês de setembro, incluindo os do Dia da Independência do Brasil e do Aniversário de Emancipação Política de Camaçari.
Foto: Tiago Pacheco