A pandemia do Coronavírus (Covid-19) registrada no Brasil e no mundo mudou a rotina de toda a sociedade. A Bahia já decretou situação de emergência, e registrou segundo a Sesab até nesta terça-feira (24/03) um total de 79 casos positivos do Covid 19: Barreiras (1); Brumado (1); Camaçari (1); Conceição do Jacuípe (1); Conde (1); Feira de Santana (8); Itabuna (1); Jequié (1); Juazeiro (2); Lauro de Freitas (3); Porto Seguro (8); Prado (2); Salvador (48 casos, com a ressalva que três casos são importados, visto que o local de residência é fora da Bahia); e Teixeira de Freitas (1).
Diante de tamanha incidência, os baianos tem se enclausurado em suas residências como forma preventiva e eficaz de evitar o contágio do vírus. O isolamento social se faz necessário por um período mínimo de 14 dias. Paralelo a isto, as autoridades tem tomado medidas enérgicas para coibir a circulação de pessoas, como suspensão de aulas, transportes público, fechamento de shoppings e do comércio.
Com isso o número de pessoas em casa, inclusive, com crianças pode aumentar o consumo de água e energia com a prática de higiene pessoal para evitar a contaminação do coronavírus; e o uso quase que todo o momento de eletroeletrônicos ( televisores, videogames, tabletes, celulares, computadores) como meios de entretenimento, além de geladeiras, ar condicionados e ventiladores ligados.
E na contramão social, a renda familiar tem caído consideravelmente, com muitos trabalhadores informais parados, outros com jornada de trabalho e salários reduzidos.
Requerimentos :
Governador da Bahia – Cenário que inquietou a munícipe de Camaçari e jornalista Carluze Barper a protocolar requerimento na última segunda-feira (23) ao governador da Bahia, Rui Costa, a fim de que sejam adotados procedimentos para a redução e/ou suspensão da tarifa de água, em especial nas famílias que estejam com pessoas ficando desempregadas e/ou que são inseridas na tarifa social, durante período de 60 dias ( abril e maio) no Estado da Bahia por causa do Covid -19.
“A referida medida estará contribuindo de forma significativa para amenizar a preocupação da população que a pós pandemia do Coronavírus precisarão de tempo hábil para ajustar as finanças domesticas ora impactadas. Vale lembrar que outros Estados, como São Paulo, Santa Catarina e Ceará já adotaram esta iniciativa, zerando a taxa de água para famílias de baixa renda”, destaca Carluze Barper.
O gabinete do Governador enviou oficio (17134415/2020) em resposta ao requerimento nesta terça (24), informando à jornalista que os procedimentos para o pleito da demanda estão em análise.
Defensoria Pública – Com relação a conta de energia elétrica, Carluze também protocolou requerimento (23.03) na Defensoria Publica do Estado, na unidade de Camaçari, para que o órgão ingressasse com uma Ação Civil Pública que sejam adotadas as mesmas medidas, quanto a redução ou suspensão da taxa de energia para as famílias carentes da Bahia durante este período de pandemia do Coronavirus.
“Fui atendida pelo defensor Publico, Daniel Sueiro, coordenador da 7ª Defensoria, que analisou o requerimento que seria possível sim a ação, haja vista, que pós a pandemia, muitos não terão condições de arcar com as dividas de água e energia, deste período que passaram em isolamento social”, ressalta a jornalista.