Convênio com o município permite legalizar em até 30 minutos as micro e pequenas empresas, revela gerente do Sebrae

0
Compartilhe:

Com o objetivo de renovar a parceria, firmada com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) desde 2018, para fins de fomento e desenvolvimento das micro e pequenas empresas do município de Camaçari, o prefeito Elinaldo Araújo esteve, na manhã desta sexta-feira (10/3), na sede da instituição em Salvador, para assinatura do novo convênio referente ao ciclo 2023-2025.

Comentando sobre o novo momento do município com o Sebrae, o chefe do Executivo comemorou a ampliação do programa. “Não foi fácil renovarmos este segundo convênio, devido às burocracias, mas com todos os esforços empregados, hoje podemos comemorar este grande avanço”. O prefeito ainda citou que, com o novo convênio, os investimentos aplicados saem de R$ 5,7 milhões, para R$ 8,6 milhões, o que vai garantir ao longo do período, atender mais de 15 mil empreendedores do município.

O diretor-superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, destacou a importância das relações firmadas entre a organização, o governo e os empresários de Camaçari, e elogiou a gestão municipal, pontuando, “a visão que o prefeito Elinaldo tem, com relação a esta parceria, e as condições favoráveis que a gestão municipal possibilita para o ambiente de negócios, nos dá condições para preparamos os empresários camaçarienses para gerirem seu negócio”. Khoury, também destacou o sucesso do ciclo anterior, e concluiu dizendo, “estamos em uma situação muito satisfatória, a ponto de termos Camaçari como uma referência, não apenas para Bahia, mas também para o Brasil”.

Considerando as dificuldades que as micro e pequenas empresas normalmente enfrentam, quando não têm uma orientação adequada, nem apoio técnico eficaz, o gerente da unidade do Sebrae em Camaçari, Daniel Santana, explicou que a parceria do Sebrae com a prefeitura possibilita, “minimizar em um tempo de 30 minutos, todo processo burocrático, que geralmente leva cerca de quatro meses para ser concluído”. O gestor, ainda comentou que as unidades da Central do Empreendedor em funcionamento na sede do município, em Vila de Abrantes, Arembepe e Guarajuba, facilitam o acesso do empreendedor ao CNPJ da empresa, de forma rápida. “Além disso, oferecemos uma base de consultores que vão ajudá-lo a desenvolver seu negócio, e tudo isso de forma gratuita”, acrescentou.

O titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Waldy Freitas, que acompanhava o prefeito no ato da assinatura do convênio, demonstrou grande satisfação com a renovação da parceria, e ressaltou que, “o micro e pequeno empreendedor de Camaçari pode esperar para este novo ciclo, um grande avanço. Saímos de 9 mil MEI’s [Microempreendedores Individuais], para 23 mil no ano passado. Vamos triplicar as ações junto ao micro e pequeno empresário”. O gestor, também evidenciou a vontade do prefeito em fortalecer os pequenos negócios do município e completou, “é a base para uma economia forte, que resulta em geração de emprego e renda. Com a Central Itinerante vamos aos bairros mais distantes, para fortalecer os empresários dentro de suas comunidades”.

Ao final do encontro, que também teve a participação do diretor administrativo-financeiro, Vitor Lopes; o diretor técnico, Franklin Santos; o gerente regional, Rogério Cerqueira; e a gerente adjunta, Siomara Caleiros, o prefeito Elinaldo foi convidado para conhecer as instalações do Sebrae, localizada no bairro Costa Azul.

Foto: Tiago Pacheco

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui