Conselheira Tutelar de Camaçari orienta de forma lúdica crianças e adolescentes a se protegerem do abuso sexual

0
Compartilhe:

.

Com uma música divertida e educativa focada no combate à exploração sexual infantil, a Conselheira Tutelar da sede de Camaçari, Sandra Barper decidiu fazer um vídeo orientando as crianças e adolescentes a se protegerem.  Até a noite desta terça-feira (17/5) o vídeo já tinha alcançado mais de 15 mil visualizações em sua conta no instagram @sandrabarperdemessias

A ideia surgiu após ouvir uma psicóloga, Leilane Rocha, que fala sobre o tema, orienta e ensina de como proteger a criança. Ela fez um vídeo e eu tive como inspiração”, ressaltou Sandra ao Camaçari Alerta.

Para a conselheira, esta instrução destina ao público infantil é de fundamental importância para que ninguém possa tocar nela. “Eu tenho falado na rede sobre instruir versus denunciar. Porque a gente fala muito em ficar atentos a denúncia dos agressores, mas as vezes esquece da ideia de que é preciso instruir as crianças, e várias pessoas nas redes sociais já estão fazendo isso, instruir as crianças para que ninguém toque nela, a não ser de fato o responsável por ela, e ainda assim o tocar rapidinho, que não seja um estimulo de prazer”, detalhou

Sandra Barper, disse que acredita ainda na instrução como forma de defesa da criança e do adolescente. “Muitos tentam blindar elas de todos os adultos, e esquecem que os abusadores virtuais também estão ai. Atendi um caso certa vez de uma menina que era abusada por meio de uma rede social, enquanto a mãe acreditava que a casa dela era um lugar seguro por estar longe de todos. E como se evita?, instruindo, ensinando de que o corpo dela não se deve ser tocado e caso aconteça é preciso procurar ajuda numa rede de apoio que acredite nesta criança”, acrescenta.

Sobre o vídeo, a conselheira disse que ficou surpresa com tamanha repercussão e feliz. “Acredito que chegou no momento certo, o mês é dedicado a causa, e a gente precisa repercutir dentro de casa e tirando todos e quaisquer tabus, explicando para a criança o que é o abuso sexual, e como ela deve fazer para se proteger”, alertou

18 de Maio

O dia 18 de maio é o dia Nacional do combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. A data foi escolhida devido ao “ Caso Araceli”, que ocorreu em Vitória (ES), em 18 de maio de 1973. Araceli era uma menina de 08 anos de idade, que foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média. Esse crime, até hoje está impune.

A data é importante para nos lembrar que assim como a família e o Estado, a sociedade também tem o dever de proteger de maneira integral a criança e o adolescente. A luta para combater o abuso e conscientizar as pessoas para que entendam que criança e adolescente são sujeitos de direito, é diária e árdua.

É de extrema importância tratar do assunto abertamente, tanto com crianças (de acordo com sua faixa etária), quanto com os adultos para que casos de assédio e exploração deixem de ser tratados como invenção da cabeça da criança. Vale lembrar que toda criança e adolescente tem direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura, e nós enquanto sociedade temos que garantir esse direito.

Trabalhar a prevenção de forma intensificada em toda a sociedade é um grande passo para que crianças e adolescentes e a família aprendam a identificar, se defender e denunciar casos de abusos e assédios, que na sua maioria são cometidos por pessoas próximas (vizinhos, amigos e etc) e familiares( pai, tio, avô, irmão, primo e etc).

De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em 2021, o cenário da violação que aparece com maior frequência nas denúncias é a residência da vítima e do suspeito (8.494), a casa da vítima (3.330) e a casa do suspeito (3.098). O padrasto e a madrasta (2.617), e o pai (2.443) e a mãe (2.044) estão entre os maiores suspeitos nos casos. Em quase 60% dos registros, a vítima tinha entre 10 e 17 anos. Em cerca de 74%, a violação é contra meninas.

Em casos de denuncia dique 100. Caso queira falar com o Conselho Tutelar de Camaçari os números são: 71 3621-1030/71 999795634

Assista Vídeo:

Reportagem: Carluze Barper / Foto e vídeo reprodução rede social

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui