Com objetivo de disseminar a conscientização para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Camaçari apoiou a 2ª edição da Corrida, Caminhada e Percurso Kids Outubro Rosa, que contou com a participação de mais de 480 pessoas, entre atletas profissionais e amadores, além de entidades parceiras. O evento, que aconteceu neste domingo (22/10), no Horto Florestal Linaldo da Silva, teve a participação do prefeito Elinaldo Araújo.
Na oportunidade, o gestor municipal – um entusiasta da corrida de rua – correu pelos 5 quilômetros (km) com o tempo de 26 minutos e 46 segundos (26’46”). Ele parabenizou os organizadores do evento e falou da importância da iniciativa. “Viemos aqui hoje para unirmos forças em prol desta causa de grande importância. Esta ação promove saúde e desperta as pessoas para o autocuidado. Todos estão de parabéns. Estamos juntos!”, destacou o prefeito, que estava acompanhado da primeira-dama Ivana Paula.
A Corrida, Caminhada e Percurso Kids Outubro Rosa é realizada pelo Núcleo de Mulheres Empreendedoras de Camaçari e contou com a parceria da Tríade Assessoria em Saúde Integrada. Célia Santana, gestora da instituição, falou do significado de ter pessoas de diversos setores da sociedade engajadas no projeto. “Para nós, ter cada um aqui é uma realização. A gente entende que a temática não diz respeito só à mulher, mas a todas as pessoas. Ter o apoio da Prefeitura de Camaçari, além da participação do prefeito e da primeira-dama, desde a primeira edição, além de outras personalidades, só fortalece os trabalhos e amplia o alcance, pois a mensagem que passamos, através dessa mobilização, é para a preservação da vida. Então, quanto mais pessoas envolvidas, melhor”, declarou.
Ao agradecer, pelo apoio que recebeu da gestão municipal, através da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Célia Santana destacou a cessão do horto florestal, parque ecológico que sediou o evento pela segunda vez. “Este é um espaço maravilhoso, que nos proporciona uma estrutura completa e com a segurança que nossos atletas precisam”, destacou citando, ainda, o auxílio recebido por parte da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), no que diz respeito à organização das vias do circuito da corrida, além da presença da Secretaria da Mulher (Semu), que instalou um estande para acolhimento e orientações referentes à violência contra o público feminino.
“Fazer parte deste momento é reafirmar o nosso compromisso com a saúde da população”, destacou Will Trindade, CEO da Tríade Assessoria em Saúde Integrada. Ao comentar sobre os resultados esperados, a partir da promoção do evento, o preparador físico pontuou que, “a expectativa de todos nós é que essa ação expanda a consciência das pessoas para a necessidade de uma mudança de comportamento pela busca de uma melhor qualidade de vida e atividades, como caminhada e corrida, são grandes aliadas para a saúde do corpo”.
Separados em categorias por percurso (3 km e 5 km), modalidade (adulto) e categoria (masculino e feminino), os 400 atletas foram distribuídos em caminhada e corrida. Entre os homens, na corrida, Felipe de Jesus, 23 anos, morador do bairro Cristo Redentor, foi o mais rápido. Participando pela primeira vez da atividade, o campeão falou como se sentiu estreando já no pódio e aproveitou para fazer uma alerta. “Estou feliz, porque consegui o primeiro lugar, mas isso só foi possível porque usei a estratégia certa. Correr não é só colocar o tênis e saí por aí. E a mesma coisa tem que ser observada com relação aos cuidados com a saúde. É preciso ter estratégia, respeitar seu corpo e seus limites”.
Como primeira a atravessar a linha de chegada na categoria feminino da corrida, a supervisora de logística, Maria Deocleciano, 44 anos, na primeira edição do evento, em 2022, conquistou o quinto lugar. Sobre a importância de integrar o grupo feminino mais uma vez, a diasdavilense destacou que, “para mim, é muito gratificante estar aqui representando as mulheres, pois sei que é uma forma de incentivá-las aos cuidados com a saúde. Esse evento tem uma missão importante e, com certeza, contribui com a causa de combate ao câncer de mama e outras doenças”.
Considerada como uma ação que vem se consagrando como uma das maiores relacionadas ao tema, a Corrida Caminhada e Percurso Kids Outubro Rosa atrai, também, pessoas de cidades vizinhas. Como é o caso da moradora de Dias d’Ávila, Ana Tércia Pereira, 42 anos, que comemorou a conquista do segundo lugar na corrida. Ela, que é auxiliar administrativo, falou sobre o que a motivou para sair de sua cidade e participar do evento esportivo, dizendo que, “o esporte é um grande incentivo para interação e integração de toda a sociedade e, quando está associado a uma causa tão significativa, que é essa campanha, se torna ainda mais incentivador. Vim para cá com o objetivo de somar com todos e chamar a atenção, principalmente, das mulheres para o cuidado consigo mesmas”.
Considerado um evento para toda a família, sem restrição de idade, a Corrida Caminhada e Percurso Kids Outubro Rosa, envolveu crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. A moradora do bairro Alto da Cruz, Rosilene Bueno, 41 anos, levou seu filho Heitor Guilherme, 7 anos, para assistir os trabalhos. Comentando sobre o que a motivou a participar do momento, falou empolgada que, “toda a sociedade precisa estar comprometida com a vida. Vir aqui com meu filho, neste domingo, é uma forma de ajudar esta campanha, que é tão importante. O que eu diria para quem está em casa, deixando passar uma oportunidade tão especial como essa é: não importa sua idade ou como você está agora, o importante é dar o primeiro passo. Juntos, podemos muito!”.
Entre as atividades desenvolvidas na manhã deste domingo, o público participante, incluindo secretários municipais e vereadores, pôde aproveitar um aulão de zumba, prestigiar a exposição de produtos confeccionados pelas empresárias que fazem parte do Núcleo de Mulheres Empreendedoras, além de apresentações musicais.
Confira os destaques da prova de 5 km nas categorias masculino e feminino:
Masculino
1º – Felipe Anunciação (Camaçari)
2º – Pedro Henrique de Souza (Camaçari)
3º – Ivonilton Barreiros (Camaçari)
4º – Carlos Alan Cruz (Camaçari)
5º – Márcio Felipe Ramos (Camaçari)
Feminino
1º – Maria Deocleciano (Dias d’Ávila)
2º – Ana Tércia Pereira (Dias d’Ávila)
3º – Samária Santos (Dias d’Ávila)
4º – Jeane Goes (Camaçari)
5º – Williene Carvalho (Dias d’Ávila)