A 5ª edição dos Jogos Integrados do Instituto Federal da Bahia – JIFBA 2023 teve abertura marcada por uma coreografia apresentada pelos alunos da instituição de ensino. A cerimônia ocorreu na noite desta segunda-feira (7/8), na quadra do ginásio esportivo do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), em Arembepe, que ficou totalmente ocupada por cerca de 600 estudantes dos 19 campi que participam da competição.
O evento, que é realizado pela primeira vez no município, conta o apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv). De acordo com a reitora do IFBA, Luzia Mota, o município foi escolhido para sediar os jogos, porque conta com a infraestrutura adequada, de ginásios esportivos, para a realização da competição, bem como, uma rede hoteleira ideal para atender as delegações. “Nós queríamos prestigiar uma cidade que tanto tem contribuído para o desenvolvimento da Bahia. Achamos aqui, todo acolhimento necessário para a realização dos jogos. Estamos muito felizes com essa parceria com a prefeitura de Camaçari”, declarou Luzia.
A subsecretária da Sejuv, Dilma Mendes, falou que os Jogos Integradores do IFBA são grande ferramenta de transformação, inclusão, lazer e principalmente educação. “Presenciar tantos jovens reunidos praticando esporte é muito gratificante”, destacou a gestora orgulhosa em ter Camaçari como sede da edição da competição.
O evento esportivo agregou à inovação da II Mostra dos Jogos Interculturais Indígenas e Africanos. Os jogos das modalidades futsal, vôlei, handebol, basquete, natação, atletismo e xadrez, serão realizados no IFBA – Campus Camaçari, na Cidade do Saber, no Estádio Municipal Fernando Ferreira Lopes e no CIE de Arembepe, até o dia 12 de agosto, das 8h às 17h.
Presente na solenidade de abertura, a secretária do Turismo (Setur), Cristiane Bacelar, destacou a importância do evento para o setor. “Estamos falando de cerca de mil pessoas que estão hospedadas, usufruindo, comprando e usando serviços na nossa costa, durante sete dias. Lembrando que estamos na baixa estação, então, é uma excelente oportunidade para o aquecimento da economia local. Queremos que esses jogos sejam realizados todos os anos na nossa cidade”, disse a gestora.
Além de Camaçari, a 5ª edição dos JIFBA 2023 conta com estudantes dos campi das cidades de Eunápolis, Jacobina, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Euclides da Cunha, Barreiras, Salvador, Seabra, Santo Amaro, Brumado, Juazeiro, Irecê, Simões Filho, Ilhéus, Paulo Afonso, Valença, Jequié e Vitória da Conquista.