Cerca de 350 pessoas devem ser atendidas a partir de segunda-feira (10/1) no espaço que está sendo montado para atender os pacientes do Fila Zero. O atendimento será destinado para as pessoas que foram previamente agendadas nas unidades de saúde, após consulta de validação. Destas, 250 serão para exames e consultas e 100 para cirurgias eletivas. Está é a expectativa do Secretário de Saúde, Dr.Elias Natan.
“Está tudo dentro do planejado e na segunda-feira iniciaremos mais uma grande ação em prol da saúde pública de nossa gente. Mais uma vez o prefeito Elinaldo encarou de frente um problema histórico de Camaçari, que não foi solucionado por gestões anteriores, e vamos resolver”, afirmou o gestor da Sesau.
A meta é zerar cerca de 93 mil procedimentos, entre exames, consultas e cirurgias, que estão na fila de espera entre setembro de 2019 e agosto de 2021.
O secretário da Saúde, Elias Natan, acompanhado do secretário de Governo, José Gama, e da diretora de Controle e Avaliação do SUS, Elba Brito, fiscalizou, na tarde desta quarta-feira (5/1), o andamento da instalação dos equipamentos, e adequação da estrutura física do antigo Centro de Vacinação, que receberá o Sesau Fila Zero.
Animado com o andamento das instalações e ansioso pelo início da ação, o secretário de Governo destacou a importância do projeto para a cidade. “Estamos falando de quase 100 mil procedimentos em fila de espera. Situação agravada ainda mais com a pandemia da Covid-19 que paralisou praticamente todos os serviços de saúde, inclusive. Esta ação foi planejada com muito carinho pelo nosso prefeito com o intuito de acabar com a espera de nossa gente pela sua consulta, exame ou cirurgia eletiva”, destacou José Gama.
Todas as pessoas que serão atendidas no Fila Zero já foram agendadas nas unidades de saúde, após passarem pela consulta de validação, conforme explica Elba Brito. “Em outubro iniciamos as consultas de validação nas unidades de saúde. Nossa equipe ligou para os usuários da fila de espera, para passarem por essa consulta que tem o objetivo de verificar se a pessoa ainda tem a necessidade de realizar o exame, consulta ou cirurgia, e após isso foi agendado o dia que o usuário será atendido no Fila Zero”, explicou.
As consultas de validação continuam ocorrendo nas unidades de saúde. Para saber se o nome consta na relação, o usuário que está na fila de espera, no período entre setembro de 2019 e agosto de 2021, pode ir até a unidade de saúde do seu bairro e consultar junto a equipe. No mesmo dia é possível marcar para realizar a consulta de validação e após isso será agendada a data do atendimento no Fila Zero, para realização do procedimento.
Os usuários da fila de espera também podem ligar para o call center 156 para consultar se o nome está na relação para consulta de validação. A Secretaria de Saúde prevê que o Fila Zero dure ao menos seis meses até zerar a fila de espera existente. Para isso, cerca de 60 profissionais, por dia, serão responsáveis pela condução do projeto, entre colaboradores da prefeitura e prestadores de serviços, que estarão distribuídos entre: acolhimento/recepção; cartão SUS/prontuário; triagem/consultórios de enfermagem; triagem planejamento familiar; consultórios cirurgia geral; apoio exames; higienização e vigilância; e coordenação.