Cerca de 3.200 estudantes participarão dos desfiles de 7 de Setembro

0
Compartilhe:

Na semana que se comemora o Dia da Independência do Brasil, os preparativos para os desfiles cívicos já estão praticamente finalizados e a ansiedade só aumenta dentro da comunidade escolar e dos grupos culturais que se apresentarão. Serão 13 escolas, sendo 10 unidades públicas da rede municipal e duas particulares, o que corresponde cerca de 3.200 estudantes, divididos entre as celebrações que acontecerão no bairro da Gleba E, pela manhã, a partir das 8h; e em Parafuso, à tarde, com início às 14h.

As apresentações serão inspiradas no tema “Camaçari, Meu Lugar no Mundo é Aqui: Diversidade, Direitos Humanos e Felicidade”, e exaltarão mensagens que versam sobre o respeito às diferenças, à solidariedade e reparação histórica, na perspectiva do reconhecimento da contribuição de povos e personalidades para a conquista da independência do país. “Será uma linda festa, que dirá muito, através das linguagens da arte, sobre felicidade, empatia e união”, destacou a gestora da Secretaria da Educação (Seduc), Neurilene Martins.

Participarão do Desfile Cívico da Gleba E, as escolas municipais Anísio Teixeira, Parque Verde, Professor Luís Rogério de Souza, Experimental Professora Marina Tavares, Pestalozzi de Camaçari, Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) Gleba E e Centro de Educação Municipal de Camaçari (CEMC). As instituições particulares são os centros educacionais Sistema Master e Carpe Diem. Já em Parafuso, são os estudantes das escolas municipais Conceição de Maria e Eustáquio Alves Santana, Escola Comunitária de Parafuso e CIEI Parque Real Serra Verde (Pomar Encantado) que vão encantar o público na cerimônia cívica.

Para além das apresentações das escolas, há também as performances culturais, que incluem 10 fanfarras, grupos percussivos e filarmônicas, bem como nove grupos de cultura popular. Na Gleba E, se apresentarão: Filarmônica 28 de Setembro; Banda Marcial do Centro de Educação Municipal de Camaçari (BAMCEMC); Banda Marcial de Camaçari (BAMUCA); Banda Marcial Estudantil de Camaçari (FANESC); Fanfarra Municipal Popular de Abrantes (FAMPA); e Banda Marcial Joana Angélica (BAMAJA).

Som do Timbal

O roteiro também contará com apresentação do grupo percussivo Som do Timbal; a Ala dos Estudantes das Pracinhas da Cultura; o Movimento Percussivo Beira de Rua; o grupo de Capoeira Inclusão Crianças que Gingam; Flor de Lis; e Maria Capoteira.

Já em Parafuso, o roteiro prevê apresentações da Filarmônica 28 de Setembro; da Fanfarra Estudantil de Parafuso (FANESP); da Fanfarra Popular de Parafuso (FANPOP); da Banda Marcial de Vila de Abrantes (FANESVA); dos grupos de cultura popular Caboclo Mirim e Samba de Caboclo; Capoeira Ligeira; Grupo de Capoeira Inclusiva (GCI); e Movimento Percussivo Beira de Rua.

Foto: Arquivo

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui