Recolhendo gratuitamente materiais como móveis velhos e eletrodomésticos em desuso, o caminhão customizado do projeto Cata Bagulho circulou no bairro Verdes Horizontes, na manhã desta quarta-feira (19/7). A ação, concebida e executada pela Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), visa combater o descarte irregular de resíduos em vias públicas.
A iniciativa, que também recolhe vidro, plástico e metais em geral, começou retirando um colchão e mais alguns caixotes, do tipo engradado, da porta de Janildes Verçosa. Moradora da casa n.º 9, da Rua Beira Rio, há 14 anos, ela parabenizou a prefeitura pela ação, esperando que a vizinhança faça a sua parte em deixar o bairro mais limpo. “Achei o projeto louvável, porque faz bem, principalmente ao meio ambiente! Peço que a vizinhança também colabore”, externou.
A moradora, que veio de Salvador para o Verdes Horizontes depois que o marido se aposentou, diz amar viver Camaçari, lugar que a remete às lembranças mais significativas em sua vida. Aproveitou a oportunidade e fez um apelo, a propósito do Cata Bagulho, “vamos dispensar o que não é mais útil pra nós, sem prejudicar a natureza”, lembrou Janildes.
A secretária Arlene Rocha, presente na ação, se certificou, mais uma vez, do quanto vale a pena o trabalho que a pasta realiza, ao ver a proposta do projeto sendo absorvida pela comunidade. “É gratificante ver que a consciência, quanto à melhoria da limpeza dos bairros vem aumentando. É impressionante como as pessoas têm ligado para a Sesp, para a ouvidoria, inclusive pra perguntar ‘quando vai ser o meu bairro?’. Isso mostra que elas estão atentas, e espero que, de fato, participem na entrega desses materiais, já sem utilidade em suas residências”, reforçou.
Luiz Soares, morador da casa n.º 46 da Rua Costa Vermelha, foi outro residente do bairro que aprovou o projeto, e aproveitou para dispensar materiais que não lhe serviam mais. Perguntado sobre suas impressões acerca do projeto, disse, agradecendo: “tô gostando do projeto aqui no bairro, apesar de ser a primeira vez, pra deixar mais bonito, mais lindo, com essa faxina. Agradeço a oportunidade a vocês, por estarem passando na rua, passando na frente da porta, e o pessoal poder jogar as coisas que tem dentro do quintal, e que não serve mais”.
A coleta realizada por meio do Cata Bagulho não recolhe entulho de obras e nem poda de árvores. Para dispensá-los, o munícipe deve se dirigir a um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) ou Ponto Ecológico de Entrega Voluntária (EcoPEV). O resíduo orgânico diário também não é aceito. Para dispensá-lo, é preciso aguardar o carro da coleta, que passa todos os dias em todos os bairros do município.