A Banda Percussiva Som do Timbal vai estrear no Carnaval de Salvador, levando muito ritmo, beleza e irreverência para as ruas do Pelourinho, Centro Histórico da capital baiana. O contrato entre a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e o responsável pela banda, Carlos Douglas já foi assinado nesta última sexta-feira (22) como parte de todo processo vencido pelo Som do Timbal a uma seleção pública, que avaliou documentação, técnica e material artístico.
“Estamos muito felizes por ter vencido cada etapa dessa seleção! Isso mostra que a banda está pronta para vencer novos desafios, agora é fazer bonito nas ruas do Pelô, levando muita musica e alegria para os foliões deste Carnaval!” enfatizou Douglas.
Durante a apresentação, Som do Timbal vai sacudir os foliões com canções como Ajayo de Luiz Caldas, Rosa de Pirre Onassis, Meia Lua Inteira de Carlinhos Brown interpretado por Caetano Veloso, na Beira do Mar, Timbala e tantas outras.
O figurino do grupo também é uma valorização a Salvador, a Bahia! A estampa foral, a tendência deste verão, que era muito usada, inclusive, por Jorge Amado, serviu de inspiração. A indumentária vem homenagear o escritor que soube como ninguém descrever a beleza, versatilidade e sensualidade do baiano em suas obras.
“Juntamos as cores e beleza da estampa floral tanto usada por Jorge Amado, para vim homenageando este artista e o povo baiano. E tem tudo a ver, com o nosso repertório”, enfatizou o mestre Douglas.
A banda percussiva Som do Timbal vai tocar durante no próximo domingo (03/03) e segunda-feira (04/03) no Carnaval do Pelô. Os horários serão brevemente divulgados.
Trajetória da Banda
Neste mês de março, a Banda Som do Timbal vai completar 7 anos de atividades. O projeto idealizado pelo mestre Carlos Douglas nasceu com o objetivo de acolher jovens dos bairros carentes de Camaçari por meio da musica percussiva tirando-os da ociosidade e da margem da violência.
Os jovens ensaiam duas vezes por semana em frente ao Tiro de Guerra, e aprendem na prática como tocar os instrumentos percussivos, montar e prepará-los para a apresentação.
Ao longo desse período o Som do Timbal tem sido marca registrada nos eventos como desfiles cívicos e lavagens de Camaçari. O cantor Denny Dennan ex- Timbalada é um dos artistas que prestigiam o trabalho de Douglas que assim como ele, é fruto da antiga banda mirim da Casa da Criança.
O projeto é mantido com recursos do próprio idealizador e de eventos que a banda participa. “Precisamos de parceria para que possamos estender as aulas para crianças e jovens de nossas comunidades carentes, essa é a nossa missão e maior desafio” enfatiza.
Por Carluze Barper