Na manhã da terça-feira (4/4) o secretário da Saúde de Camaçari, Elias Natan, acompanhado do subsecretário de Saúde, Luiz Duplat, e da diretora de Controle e Regulação do SUS, Elba Brito, visitou a nova ala de hemodiálise da Nefrovida, clínica conveniada ao Sistema Único de Saúde que atende pacientes de Camaçari, Dias d’Ávila, Simões Filho, Mata de São João, Pojuca e Candeias.
O novo espaço, a ser inaugurado na semana que vem, ampliará a capacidade de atendimento para o tratamento, que passará de 267 para 300 pacientes contemplados. “Após os pacientes virem para esta nova ala, iniciaremos em maio a reforma e modernização da ala atual. A nossa previsão é concluir toda a obra de ampliação e modernização em setembro”, afirmou Maurício Cerqueira, diretor da Nefrovida.
Com a conclusão total das intervenções na clínica, ao longo do segundo semestre deste ano, a capacidade de atendimento subirá para 480 pacientes. “Na Bahia, não há nenhuma clínica de hemodiálise credenciada ao SUS que ofereça uma estrutura como a nossa”, destacou Maurício Cerqueira.
Para Elias Natan, a ampliação e modernização da Nefrovida é uma importante conquista para o tratamento dos pacientes. “Parabenizo Dr.º Maurício pela coragem em realizar uma obra como essa, com o intuito de oferecer melhores condições aos pacientes através da ampliação e modernização de toda a clínica, inclusive com máquinas novas. Isso impactará diretamente na qualidade do tratamento dos usuários”, ressaltou o secretário da Saúde.
O subsecretário Luiz Duplat também destacou a relevância do serviço para a população. “Só quem realiza hemodiálise sabe a importância desse serviço. Ele é vida. E quando o paciente é recebido num local humanizado, amplo e moderno, isso significa qualidade de vida para ele também”, destacou.
Para realizar o tratamento de hemodiálise na Nefrovida, o paciente precisa ser aprovado pela Comissão Estadual de Nefrologia (CEN), conforme explicou Elba Brito. “Nós cadastramos os pacientes de Camaçari, que não estão hospitalizados, no Sisnefro, onde a Comissão Estadual de Nefrologia avalia a documentação, os pré-requisitos e autoriza a admissão na clínica, respeitando a fila de espera regional. Os pacientes que estão hospitalizados e fazem hemodiálise em leito hospitalar são cadastrados pelo próprio hospital no Sisnefro”.
O paciente de Camaçari que atualmente é atendido em clínica de hemodiálise de outro município e tenha interesse em aproveitar uma das novas vagas disponibilizadas pela Nefrovida, deve procurar o serviço social da clínica onde realiza o tratamento e pedir a transferência. A instituição de saúde fará o pedido à Comissão Estadual de Nefrologia, que avaliará, autorizando ou não.
Foto: Arquivo