Propagando a mensagem de proteção, por uma infância e adolescência livres do abuso e da exploração sexual, dezenas de pessoas participaram na manhã desta quinta-feira (18/5) da Caminhada Faça Bonito. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes).
A ação, que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrada nesta data, reuniu autoridades, sociedade civil e representantes de todos os órgãos e instituições que integram a rede de proteção do município a exemplo do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Conselho Tutelar (Sede e Costa), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDC) e Juizado da Infância e Juventude.
A titular da Sedes, pontuou que não só a caminhada, como toda a campanha Faça Bonito, busca sensibilizar os munícipes a aderirem à luta em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. “Hoje, estamos aqui reforçando a importância do cuidado e da atenção com as nossas crianças e adolescentes, além de fortalecer as ações de enfrentamento, pois é importante que haja denúncias nos casos de exploração e tentativas de violação dos direitos desse público”, disse.
A coordenadora da Proteção Social Especial (CPE), Maria do Socorro Pereira, afirmou que a data em questão, busca reforçar o combate a este problema que a rede de proteção lida diariamente. “Hoje, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, estamos aqui massificando, trazendo à tona um problema que infelizmente atinge o mundo inteiro e é necessário que todos estejam unidos nas ações de enfrentamento”, falou.
A coordenadora do Conselho Tutelar na sede, Monique Souza, destacou a necessidade da propagação da campanha para toda a sociedade. “É de extrema importância esse momento, onde estamos na rua, fazendo essa caminhada, dando visibilidade a essa campanha, pois quanto mais falarmos sobre essa temática, mais crianças e adolescentes serão protegidos”, ressaltou.
A munícipe Jovanice Silva participou da caminhada junto com a filha e outras mães de uma escola particular de educação infantil da cidade. “É de suma importância participarmos deste tipo de evento, porque a sociedade precisa se engajar, é muito necessário darmos um basta neste tipo de violência”, enfatizou.
A caminhada teve início na região da Prefeitura, seguiu pelas principais vias do centro da cidade e foi encerrada na Praça Desembargador Montenegro. A Sedes seguirá com outras atividades alusivas à Campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, até o final do mês.
Foto: Jean Victor