O presidente da Câmara Municipal de Camaçari, Júnior Borges (DEM), junto com vereadores da Casa Legislativa, estão em uma agenda constante pautada na luta pelo retorno do Regime Especial da Indústria Química (REIQ). Na segunda-feira (17/01), acompanhado do vice-presidente da Casa Legislativa, Dilson Magalhães Jr. (PSDB), e do vereador Gilvan Souza (PSDB), o chefe do Legislativo Municipal se reuniu com o deputado federal Cláudio Cajado (DEM) para tratar do assunto.
O encontro faz parte de uma estratégia motivada pela manutenção dos milhares de empregos de baianos e brasileiros que, com a extinção do alívio fiscal para o setor – suspensa pelo Governo Federal por meio de uma Medida Provisória publicada no dia 31 de dezembro de 2021 – estão sob risco de deixarem de existir. A estratégia consiste em mobilizar forças políticas para lutar pelo retorno do regime, através da convocação de deputados e senadores para unirem forças mais uma vez em defesa da causa.
A reunião obteve o resultado esperado, já que o deputado Cláudio Cajado ouviu as preocupações dos parlamentares de Camaçari e ofertou o seu apoio na busca pela reativação do REIQ. “Essa Medida Provisória acaba com os benefícios do REIQ, comprometendo a competitividade do setor químico. Com isso, a população, sobretudo de estados e municípios que têm a indústria como fonte de renda e geração de emprego, poderá sofrer grande prejuízo. Mas nós vamos lutar de novo. Contem comigo. Vamos mais uma vez a Brasília lutar pela manutenção dos benefícios fiscais, lutar pelos empregos e pelo desenvolvimento econômico de Camaçari”, sinalizou Cajado.
Júnior Borges agradeceu pela receptividade, conclamando o deputado federal a levar a pauta ainda mais longe. “Obrigado por nos receber e por sinalizar positivamente ao nosso pedido para que faça essa interlocução com o Ministério da Economia, com a Casa Civil (…), pois queremos continuar mostrando a importância e sensibilizar o Governo Federal no sentido de prolongar um pouco mais o REIQ no Brasil. É importante para toda a nação, principalmente pra nossa cidade de Camaçari, por conta da matriz econômica ser basicamente a indústria química”, observou Júnior Borges.
O parlamentar destaca ainda a mobilização em andamento no âmbito federal, fazendo referência à Frente Parlamentar da Química, que reúne, além de políticos, sindicatos patronais e laborais, bem com entidades representativas da indústria nacional, que atuam no fortalecimento do manifesto pela manutenção do REIQ. Alinhado com este intuito, a Câmara Municipal de Camaçari está disposta e decidida a encampar novamente esta mobilização que, no ano passado, conseguiu evitar a aprovação da MP que extinguia o REIQ por ocasião da tramitação na Câmara Federal e no Senado.
Ao destacar a importância da agenda, o vereador Dilson Magalhães Jr. também ressaltou a necessidade de angariar apoio e buscar uma união fortalecida para ter sucesso na empreitada em favor do REIQ. “Tenho certeza que juntos iremos avançar com essa pauta. Afinal, estamos falando da Luta pela continuidade dos empregos na nossa cidade e em todo o país”, afirmou.
Já o vereador Gilvan Souza frisou o comprometimento do Legislativo Municipal, de maneira unificada, na defesa dos interesses dos cidadãos camaçarienses. “Falar de REIQ é falar da perda de quase 30 mil empregos na nossa cidade e no nosso estado. Também é falar na perda de receita. É por causa da relevância deste tema e do grande impacto na vida da população que estamos aqui, a princípio três vereadores, mas numa representação da coletiva da Câmara de Camaçari”, enfatizou.