Câmara de Camaçari oferta curso básico de libras para servidores da casa. Aula inaugural aconteceu no plenário

0
Compartilhe:

Tornar a Câmara Municipal de Camaçari mais inclusiva, garantindo o acesso à Casa do Povo de forma acolhedora e responsável. Esse é o objetivo da Mesa Diretora, que está ofertando para os servidores da Casa um curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), com direito a certificação. Nesta sexta-feira (10/03), aconteceu a aula inaugural, no plenário Osvaldo Nogueira.

A oportunidade é ofertada em parceria com o Projeto Prefeito Amigo da Criança, desenvolvido pela Prefeitura de Camaçari, com carga horária de 80h, dividida entre aulas presenciais e online. “O objetivo do governo municipal é até o final da gestão, formar o máximo de pessoas em Libras, e a Câmara de Vereadores entendeu a importância desse movimento, para que população seja recebida de forma mais acolhedora”, destacou a tradutora e intérprete, Kleide Moraes.

O vereador Gilvan Souza (PSDB), participou da primeira aula e ressaltou que a Casa Legislativa estava cumprindo o que determina a lei. “Acessibilidade não se remete só a uma barreira física, mas vai de aquisição de cadeiras de rodas, a olho biônico, aparelho auditivo e também o domínio da Libras. Essa oportunidade faz com que a gente se sinta em condição de acolher, dialogar e recepcionar as pessoas com deficiência auditiva. Nós é que estamos deficientes porque não falamos em Libras, para estar em condições de criar debates e posicionamento junto a esse público”, pontuou.

Ao assumir a presidência da Câmara Municipal, o vereador Flávio Matos (União) declarou que pretende tornar a Casa Legislativa mais inclusiva e democrática. “Já temos uma tradutora e intérprete em Libras na transmissão da TV Câmara e dentro do plenário durante as sessões por meio de telões, mais a recepção, o pessoal da segurança e os gabinetes precisam também desse tipo de conhecimento. Aqui é a Casa do Povo e ele de fato tem que ser bem atendido, tem que ter acesso a tudo que é debatido e ofertado aqui. O nosso compromisso enquanto legislador é garantir o direito da população e que todos sejam tratados de forma respeitosa, igualitária e humana”, declarou.

O assessor parlamentar, Gustavo Pinheiro, salientou que o curso vai facilitar o atendimento à população. “Não somente dentro do gabinete, mas quando a gente estiver em agenda nas comunidades. Já tem até uma moradora que nos procura e que tem deficiências auditivo e eu já vou usar o que aprendi aqui na primeira aula”, exaltou.

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui