Além de ter espaço garantido para a diversão em clima junino, o Camaforró 2024, que tem como temática “Esquenta São João”, marcando a abertura do São João da Região Metropolitana de Salvador (RMS), tem aquecido a economia local, gerando emprego e renda.
Para ambulantes e barraqueiros, a festa significa uma oportunidade para garantir um dinheiro extra. É o que destaca Antônio Batista, do bairro Lama Preta, que, pelo terceiro ano no evento, comercializa, alimentos, como caldos e tira-gostos, e bebidas, incluindo o tradicional licor. “Trabalho como garçom, mas na época do Camaforró aproveito para fazer uma grana a mais, o que ajuda no sustento. A expectativa para este ano está sendo boa, e que a cada dia melhore mais”, ansiou.
Morador do bairro Natal, o vendedor ambulante Wellington Marques destaca que o festejo junino é uma oportunidade para aquecer as vendas. “Há mais de dez anos trabalho no Camaforró, e este ano, especialmente, tenho gostado do movimento, sem contar que a estrutura e as atrações da festa estão boas. Elementos que fazem a gente vender ainda mais. Tô gostando muito”, classificou.
Foram cadastrados para trabalhar na área interna da festa 250 barraqueiros, além de 250 ambulantes e baianas de acarajé, que atuam na área externa do Espaço Camaçari 2000, situado na Avenida Jorge Amado, local onde acontece o evento.
Foi o que pontuou o gestor da Diretoria de Ordem Pública (Dirop) da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), Namucies de Souza. “Antecedendo a festa, fizemos todo o trabalho de cadastramento e ordenamento dos barraqueiros e ambulantes. E desde terça-feira (11/6), estamos aqui no Espaço Camaçari 2000 fazendo toda a preparação e organização desses profissionais. O Camaforró desempenha um importante papel de aquecer a economia e de contribuir com a geração de renda. E o retorno de boas vendas, que os ambulantes e barraqueiros têm nos dado, está sendo bastante positivo”, disse.
Para garantir maior comodidade aos vendedores que atuam no festejo, a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) montou um posto de acolhimento para ambulantes, no Clube Social e Desportivo de Camaçari, que integra banheiros e local de descanso.
A coordenadora do espaço, Maria Aline Oliveira, destacou que, “contamos com uma equipe de oito servidores atuando no acolhimento, e um na limpeza. Aqui, os ambulantes podem, inclusive, tomar banho. O espaço está sendo bem procurado no horário que antecede o início da festa”, contou.
O fomento à economia, proporcionado pelo Camaforró, vai além da geração de emprego e renda de trabalhadores informais, se estende a bares e restaurantes, mototaxistas, taxistas, motoristas de transporte por aplicativo e ao comércio local.
Entre os setores aquecidos, está também a rede hoteleira, que atraiu centenas de turistas e visitantes aos estabelecimentos de Camaçari, como hotéis, resorts, hostels, pousadas, entre outros, que registraram ocupação em torno de 70% tanto na sede quanto na costa, conforme dados da Secretaria do Turismo (Setur).
Ao todo, a realização do Camaforró, somado ao período do São João, tem expectativa de movimentar, segundo a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), cerca de R$ 60 milhões, considerando os segmentos do comércio, de hotelaria e turismo, vendas de ambulantes e barraqueiros, logística de transporte, entre outros.
O Camaforró 2024, que começou na quinta (13), vai até sábado (15). O evento é realizado pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenação de Eventos, setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov).
Foto: Jean Victor
—