Para dialogar sobre a antecipação dos festejos juninos da cidade, que este ano vão acontecer nos dias 13, 14 e 15 de junho, o prefeito Elinaldo Araújo se reuniu, nesta quinta-feira (25/1), com membros do governo, além de entidades representativas do comércio local e lojistas, para definir o planejamento do Camaforró 2024, que representará a abertura do São João da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Ao comentar sobre a boa aceitação dos envolvidos, quanto à mudança da data das festividades tradicionais de junho, o chefe do Executivo explicou que, “isso beneficiará de forma significativa as lojas e outros estabelecimentos do segmento comercial, que terão a oportunidade de vender duas vezes, tanto nos primeiros 15 dias quanto nos últimos e, assim, manter as vendas aquecidas durante todo o período, pois teremos festa ao longo de todo o mês, em diversos bairros da sede e da costa do município”, afirmou.
O titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Waldy Freitas, destacou que a antecipação das festas agradou a maioria dos comerciantes. Em tempo, o secretário apresentou o que acredita ser um dos principais aspectos positivos da mudança e declarou que, “o mais importante é que todos entenderam que será um grande momento para geração de emprego e renda e, tenho certeza, que a medida se tornará uma marca do nosso município para toda a Bahia”.
Luiz Mário, um dos responsáveis pela Coordenação de Eventos, setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov), afirmou que uma das principais motivações para a mudança da data dos festejos no município tem relação com as agendas das cidades vizinhas, que também realizam suas programações no mesmo período. “Se nós mantivermos nosso calendário de festas como antes, teremos problemas com a contratação dos artistas. Antecipando a data, conseguiremos montar uma grade de atrações de peso, e atrair um público ainda maior”, ressaltou.
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia (FCDL-BA), Pedro Failla, ressaltou que o tema já havia sido discutido em momentos anteriores e comemorou o resultado da reunião. “Apesar de toda mudança causar certo desconforto, a maioria já se convenceu de que esta tem aspectos muito positivos, como a possibilidade de trazer melhores atrações musicais, além de o comércio ter mais tempo para se preparar com os estoques. Trata-se de uma mudança de paradigmas, que também é social”, pontuou.
O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Camaçari, Pedro Reis, ao opinar sobre a decisão da gestão municipal de realizar as festas antes do previsto, classificou como “mudança positiva”, e lembrou que o mês de junho é bem oportuno para o comércio. “Acredito que será um momento muito bom para todos nós, porque ainda tem o Dia dos Namorados. Então, caberá a cada um aproveitar as oportunidades que virão, e fortalecer as vendas”.
Outro que também aprovou a mudança da data do Camaforró foi o vice-presidente da CDL de Camaçari, Jurandir Luz. “Eu acho de grande valia, porque a região metropolitana não tem ainda um município que ofereça essa proposta de São João antecipado”, avaliou, ao comentar que as entidades, junto com o governo municipal, trabalham para o comércio crescer. “Eu estou torcendo que dê certo. Porque se assim for, será bom para todos”, finalizou.
Durante o encontro, que aconteceu na sala de reunião da Segov, assuntos como decoração temática, serviços públicos e segurança das festividades também foram colocados na pauta, que ainda abordou a grade de atrações, a ser divulgada após o período de Carnaval.
A reunião contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Camaçari, o vereador Flávio Matos; da presidente da Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (ACEC), Manuelina Oliveira Ferreira; do vice-presidente do Sindicato do Comércio Patronal de Camaçari e Região (Sicomércio), João Almeida.
Foto: Jean Victor
—