Camaçari sediou o III Encontro Regional da Jornada de Liderança – projeto formativo/educacional realizado pelo Instituto Fazer Acontecer (IFA). O evento reuniu cerca de 130 lideranças estudantis do município e de mais oito cidades baianas. Realizado neste fim de semana, sábado e domingo (28 e 29/10), a programação contou com atividades desenvolvidas na sede e na costa de Camaçari.
O encontro encerra o ciclo de jornadas iniciado em 2022. A maior parte das atividades aconteceu no Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária, a exemplo da abertura, realizada na manhã de sábado, com mesa institucional composta por representações de autoridades políticas e educacionais do município e do IFA, que tem a diretora pedagógica Hosana Gonçalves como articuladora do programa, e a professora Priscila Ferrari como monitora. O instituto é parceiro da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Educação (Seduc).
Na ocasião, a secretária da Educação, Neurilene Martins, reafirmou a satisfação do município em sediar essa etapa da jornada. “Já existe um movimento de incentivo ao protagonismo estudantil em andamento na rede, com a realização de fóruns periódicos e ações diversas que reconhecem essas lideranças. Hoje eles estão interagindo com líderes de outros municípios, aprendendo juntos sobre suas potencialidades, trocando experiências e isso é extremamente importante”, afirmou.
A coordenadora técnico-pedagógica do IFA, Denize Menezes destacou a importância da parceria estabelecida com o município de Camaçari para a viabilização dessa iniciativa. “Somos uma organização do terceiro setor que trabalha com educação e temos parcerias com secretarias de Educação de municípios baianos. Camaçari é parceiro do IFA tanto na Jornada de Liderança quanto no Projeto de Esporte e Educação, atuando no desenvolvimento dos estudantes do município”, contou.
No sábado à tarde, o grupo seguiu para a praia de Jauá, para um momento prático de esporte educacional, quando, mais uma vez, a temática da liderança esteve constantemente vinculada à atividade. Em seguida, o grupo retornou ao Colégio São Tomaz de Cantuária para a continuidade das atividades formativas. Em seguida, puderam apreciar um momento cultural.
Domingo pela manhã, os grupos, representando seus respectivos municípios, socializaram com os colegas sobre os projetos de natureza social desenvolvidos com as orientações adquiridas na formação, que versam sobre diversidade, responsabilidade para com o meio ambiente, empatia e acolhimento no contexto do combate à depressão, entre outras temáticas relevantes. Após a exposição, todos os estudantes receberam certificado.
Aluna de Camaçari, Renata Carvalho, 15 anos, fez uma avaliação positiva da sua participação no IFA. “Sempre tive esse posicionamento de gostar de liderar. Participar dessa formação agregou muito na minha vida, pois os módulos trabalhados me passaram muito conhecimento que utilizo hoje, a exemplo das orientações sobre como lidar com conflito de forma pacífica e como me comunicar de forma eficiente”, afirmou. André Duarte, estudante do município de Valente, aprovou a receptividade ofertada pelo município. “A recepção foi bem acolhedora, fez com que a gente se sentisse muito bem. Foi uma ótima experiência essa passagem por Camaçari”, avaliou.
Além de Camaçari, participaram do III Encontro Regional da Jornada de Liderança do IFA representantes estudantis dos municípios de Araci, Barrocas, Candeal, Conceição do Coité, Retirolândia, Salvador, Teofilândia e Valente.