Por colaborar voluntariamente na disponibilização de informações sobre gastos públicos com os festejos juninos, a Prefeitura de Camaçari recebeu o selo Transparência – Festejos Juninos 2023, nesta quarta-feira (14/6), na sede do Ministério Público, em Salvador. No turno da tarde, o prefeito Elinaldo Araújo recebeu o certificado do controlador-geral, Bruno Garrido, que representou o município na audiência pública de lançamento do Painel da Transparência.
O selo foi desenvolvido de forma articulada pelo Ministério Público (MP); os Tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM); os Ministérios Públicos de Contas junto ao TCE e TCM; e a Rede de Controle da Gestão Pública, com apoio da União das Controladorias Internas do Estado da Bahia (Ucib) e a União dos Municípios da Bahia (UPB).
Muito feliz, o prefeito Elinaldo Araújo destacou que esse é um princípio do governo, “o nosso compromisso é estar sempre em busca de ações de transparência. Quero continuar colaborando para o avanço e aprimoramento da gestão e transparência pública, o que tem acontecido de forma crescente”, afirmou.
Camaçari foi um dos 173 municípios parceiros que enviaram ao Ministério Público estadual a planilha de investimentos relativos às festas juninas de 2022 e 2023. O controlador-geral, Bruno Garrido, falou sobre a participação, “a convite do Ministério Público divulgamos os gastos conforme solicitação do órgão. Hoje, nós recebemos este selo. É Camaçari divulgando de forma clara e transparente os gastos efetivos com os festejos juninos, estando dentro de todas as premissas do TCM, do TCE e do próprio Ministério Público, que tomou a frente nessa ação”.
Durante o evento, o painel e os dados obtidos foram apresentados à imprensa e à sociedade. A ferramenta disponibiliza ao cidadão informações quanto aos shows, para acompanhar a aplicação dos recursos públicos com contratações para os festejos juninos. O acesso às informações pode ser feito através deste link.