O município de Camaçari foi reconhecido no Índice de Gestão e Governança do Esporte Municipal (IGGE-M), estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). A cidade ficou em segundo lugar, entre os 306 municípios avaliados no estado baiano, em quesitos como Entidade, Governança, Recursos Humanos, Política para o Esporte, Instalações e Cultura Esportiva, e atividades realizadas pela prefeitura.
A pesquisa envolveu 2.240 municípios de 18 estados brasileiros, e analisou dados importantes envolvendo as políticas municipais, a estrutura física – ginásios, campos de futebol, questões envolvendo o orçamento e a transparência na utilização dos recursos, bem como a diversidade de modalidades ofertadas pela atual gestão.
O resultado foi apresentado durante o Fórum de Secretários de Estado de Esporte, realizado em Campinas (SP), e contou com a presença de representantes de 24 unidades da federação. Para o secretário municipal de esportes, Jorge Curvelo, este reconhecimento é importante para continuar fortalecendo o trabalho. “O esporte é uma indispensável ferramenta de promoção à saúde, e acima de tudo de inclusão social”, definiu.
O estudo serve para que os estados e municípios tenham melhores condições para planejar a oferta de um maior número de modalidades, contribuindo para disseminação de ações em diferentes tipos de esportes, respeitando o perfil identificado em cada localidade. O Censo Esportivo da Bahia prossegue em 2023. Ao final deste levantamento, o Governo do Estado e todos os municípios conhecerão em detalhe o perfil da gestão do esporte baiano.