Toda a beleza, alegria, encantamento e representatividade prenunciados durante todo o mês de setembro, através dos desfiles que precederam a data magna da cidade, estavam presentes na celebração cívica de aniversário de 265 anos de emancipação política de Camaçari, realizada nesta quinta-feira (28/9). Foram cerca de 2.000 estudantes, de oito escolas levando emoções e propósitos para a avenida, inspirados no tema “Camaçari, Meu Lugar no Mundo é Aqui: Diversidade, Direitos Humanos e Felicidade”.
A secretária da Educação, Neurilene Martins, fez uma avaliação positiva da culminância das celebrações cívicas em homenagem ao município, destacando a funcionalidade pedagógica, social e histórica do desfile. “A beleza, o brilho, as músicas, todas as linguagens artísticas que encantaram o público nesse desfile. Em tudo havia significado, tudo dialogava com as aprendizagens, as histórias de Camaçari, as vivências de cada um”, explicou emocionada.
Participaram do desfile, alunos e servidores das escolas municipais Angiolina Teixeira de Souza e Professora Laurita de Souza Ribeiro; dos centros educacionais do Gravatá, Monteiro Lobato e Reitor Edgard Santos; do Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária; do Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) da Bomba; e da Creche Linaldo da Silva.
Ester Oliveira, 10 anos, aluna da Angiolina Teixeira de Souza, falou do quanto se sente feliz e orgulhosa por participar, pela quarta vez, do desfile cívico realizado para homenagear o município. “É sempre muito bom participar. Para mim, é motivo de orgulho estar aqui homenageando a minha cidade, representando as baianas do município”.
Opinião semelhante tem a estudante Louise Souza, 11 anos, do Centro Educacional Monteiro Lobato. “Nossa escola se preparou com muito carinho para comemorar o aniversário de Camaçari aqui, junto com a população. Estou muito feliz por fazer parte desta homenagem”, disse.
O evento também foi abrilhantado pela participação das bandas marciais e fanfarras, grupos culturais, alas de secretarias municipais, entre outras instituições, além das apresentações do Tiro de Guerra 06-026/Camaçari, da Sociedade Filarmônica 28 de Setembro, do Corpo de Bombeiros Militar, da Defesa Civil, do Juizado da Infância e Juventude, entre outras.