O projeto para implantação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Camaçari e cidades da região foi aparesentado durante a reunião do Conselho Intergestores Regional Camaçari, formado por secretários da Saúde das cidades de Camaçari, Conde, Dias d’Ávila, Mata de São João, Pojuca e Simões Filho, a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari realizada na última quinta-feira (9/9).
A proposta foi aprovada por unanimidade por todos os presentes e agora segue para coordenação técnica em Oncologia da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, que após análise a aprovação, será encaminhada para votação no Comitê Intergestor Bipartite (CIB). Somente após a aprovação do CIB o projeto de implantação da unidade pode ser iniciado.
Secretário da Saúde de Camaçari, Elias Natan ressalta um, dentre tantos benefícios da UNACON para Camaçari e região. “Seria a melhor opção para os pacientes realizarem seu tratamento. Para os pacientes de Camaçari não haveria a necessidade de se deslocar para Salvador, e para os das cidades da regional a distância no deslocamento para capital também diminui. Sem falar na agilidade no fluxo de atendimento e acolhimento”, explicou.
Diretora de Controle e Avaliação do SUS em Camaçari, Elba Brito explicou que, “a implantação de uma UNACON em nossa regional é mais que necessária, haja vista a demanda de pacientes oncológicos que temos. Atualmente, são quase três mil pessoas em tratamento de oncologia que saem das cidades de nossa regional para Salvador. A oferta desse serviço em nossa regional facilitará, e muito, o tratamento oncológico”.
Foto: André Damasceno