A Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari confirmou na manhã desta sexta-feira (28) o primeiro caso suspeito para o novo coronavírus (COVID-19) em Camaçari. Trata-se de um residente do município que apresentou sintomas respiratórios apos ter viajado para um país da Europa nos últimos 14 dias. O que levantou a hipótese do contágio, que segue em investigação.
A Sesau emitiu nota esclarecendo os fatos e recomendou cuidados:
A Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari informa que um residente do município está em investigação para o novo coronavírus (COVID-19). O caso ainda é uma suspeita e não tem nenhuma confirmação. A pessoa está sendo monitorada em virtude de apresentar sintomas respiratórios e ter viajado para um país europeu nos últimos 14 dias.
Todas as medidas preventivas estão sendo tomadas conforme protocolo do Ministério da Saúde, até a conclusão do exame laboratorial para confirmar ou não o vírus, visando não apenas o acompanhamento do caso, mas também a promoção da saúde desse residente de Camaçari.
A Sesau, através da Vigilância Epidemiológica, vem se mantendo em alerta para a identificação de casos suspeitos do novo coronavírus, e diante da notificação de pessoa que viajou para países onde está acontecendo à transmissão da doença, dá início imediato aos procedimentos de investigação e acompanhamento, que incluem visitas à residência e aos serviços de saúde onde a pessoa foi atendida, orientação quanto a medidas de prevenção e de controle da transmissão da doença (como uso de máscaras, mesmo no próprio domicílio, cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao espirrar ou tossir, intensificação da lavagem das mãos, e não compartilhamento de objetos de uso pessoal), coleta de amostras para exames no laboratório central do estado e outras medidas.
É importante que todos adotem hábitos que evitem a transmissão de doenças gripais, como a causada pelo coronavírus e outras doenças respiratórias, como a pneumonia:
– evitar, sempre que possível, o contato próximo (a menos de 2 metros) com pessoas que apresentem sintomas de gripes e resfriados;
– lavar as mãos frequentemente, especialmente depois do contato com pessoas doentes e antes de se alimentar;
– cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
– evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, se não estiver de mãos lavadas;
– não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
– manter os ambientes bem ventilados;
– evitar aglomerações quando estiver doente.
É importante que as pessoas que apresentem sintomas gripais (como febre, dor de garganta, tosse e espirros) e tenham viajado nos últimos 14 dias para países de monitoramento de casos suspeitos (Alemanha, Austrália, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Camboja, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão, Singapura, Tailândia e Vietnã), procurem atendimento médico e informem do seu deslocamento em viagem.