Visando o cuidado com o meio ambiente através da união de esforços da sociedade civil, entidades que representam o esporte aquático e órgãos públicos, o Eco Jet será realizado mais uma vez em Barra do Jacuípe, na orla de Camaçari. O evento esportivo aquático está marcado para acontecer neste domingo (21) e une motos aquáticas e outras embarcações de particulares interessados em dedicar um dia para retirar do Rio Jacuípe o lixo jogado indevidamente por banhistas e visitantes.
O encontro com os participantes desta edição será na Marina Jacob Sports, de onde as embarcações sairão às 11h. De acordo com os organizadores da ação, a cada edição são retirados do rio cerca de 1,5 toneladas de lixo, descartados de forma irregular no meio ambiente. Todo o lixo recolhido é levado para o solo e, de lá, transferido para um local adequado para receber os itens encontrados.
O Rio Jacuípe é um dos principais rios do estado da Bahia, no Brasil. Ele nasce na Chapada Diamantina e percorre cerca de 500 quilômetros até desaguar no Oceano Atlântico, na cidade de Camaçari, na localidade chamada de Barra do Jacuípe, onde o rio se encontra com o mar da praia. Ao longo de seu percurso, o rio atravessa diversas cidades, sendo um recurso hídrico vital para as comunidades locais, tanto para o abastecimento de água quanto para atividades de pesca e lazer.
Além de sua importância ecológica, o Rio Jacuípe também possui um relevante papel socioeconômico. As suas margens abrigam áreas de cultivo agrícola e empreendimentos turísticos que atraem visitantes em busca de atividades como passeios de barco, pesca esportiva e esportes aquáticos.
Apesar de toda sua beleza e riqueza ambiental, o Rio Jacuípe enfrenta problemas com a falta de conscientização de parte de moradores que vivem ao seu redor, banhistas e visitantes. Muito lixo é lançado ao rio de maneira irresponsável, colocando em risco a vida marinha e a qualidade da água de um dos rios mais importantes da Bahia, que corta várias cidades, levando vida e beleza para diferentes lugares do estado.
O Eco Jet é realizado pela Marina Jacob Sports, com supervisão da Federação Baiana de Jet Ski e apoio da sociedade civil e Prefeitura de Camaçari, além de contar com incentivo do piloto baiano de Jet Ski Bruno Jacob, campeão mundial da categoria esportiva no evento Daytona Freeride, em Daytona Beach, Estados Unidos.