Balanço: 100% das escolas municipais de Camaçari foram requalificadas

0
Compartilhe:

Ofertar ensino de qualidade em ambientes com estruturas adequadas e aconchegantes fazem parte do compromisso da Prefeitura de Camaçari em cuidar dos 38.628 estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino. Por isso, a gestão realizou ao longo de 2021, benfeitorias nas 102 unidades de ensino que estão distribuídas entre a sede e a costa do município. Os serviços foram fiscalizados pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc).

Somente neste ano, 43 escolas e creches foram revitalizadas na cidade. De acordo com os técnicos da Seinfra, os principais serviços executados nas instituições são: construção de espaço destinado ao parque infantil, com piso emborrachado e cobertura em tela com proteção ao calor, luminosidade e até 90% dos raios solares UV; construção de nova edificação destinada a novas salas de aula; requalificação do piso das salas de aula que passaram a ser de alta resistência; revestimento cerâmico nas paredes; adequação de acessibilidade no perímetro da escola; revitalização das instalações elétricas; paisagismo; pintura geral, dentre outros serviços.

Fundada há 43 anos, a Escola Denise Tavares situada na Avenida Tupinambás (antiga Radial C), no bairro da Gleba B, foi uma das instituições que passou por uma reforma completa, que resultou na recuperação estrutural; adequação da cozinha e refeitório; requalificação dos sanitários, da sala dos professores, quadra poliesportiva e vestiários; adaptação do sistema de acessibilidade; adequação da rede elétrica, hidráulica, hidrossanitária e das esquadrias, entre outras melhorias. Em abril deste ano, a unidade foi reinaugurada em clima de festa, com a presença de gestores municipais e representantes da comunidade escolar.

Mesmo com os desafios provocados pela pandemia da Covid-19, os trabalhos continuaram a todo vapor. Outras unidades foram contempladas com melhorias e reinauguradas, a exemplo, da Escola Professora Ilda Leal Ulm da Silva – Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente (Caic) e do Centro Experimental de Educação Especial de Camaçari, no bairro do Phoc I. O ato foi marcado por uma visita guiada e pelo descerramento da nova placa, que registra o ato de entrega da unidade à comunidade.

Além dessas escolas, os resultados das melhorias podem ser conferidos em locais como: as escolas municipais Professora Edelzuita Barreto Bahia, no Phoc II; Colônia Montenegro; Clube de Mães, na Lama Preta; Santa Maria, no bairro de mesmo nome; Eliza Dias de Azevedo, Nossa Senhora de Santana, de Sucupira e Rosalina Costa de Paula, todas no distrito de Vila de Abrantes; Coqueiro de Arembepe; Boa Esperança, Emaús e Professora Marcelina Bispo da Silva, em Monte Gordo; os Centros Educacionais do Gravatá e do Santo Antônio, dentre outras unidades de ensino.

Também pode ser destacado entre as benfeitorias desenvolvidas em 2021, aquelas realizadas nos Centros Integrados de Educação Infantil (CIEIs), com ampliação e melhorias que atendem às medidas de segurança para bem acolher as crianças da rede. Os centros reformados estão presentes nas comunidades do Natal (Bomba), Santa Maria, Mangueiral, Phoc I, Parque Real Serra Verde – Pomar Encantado, Phoc II, Gleba C, Gleba E, Nova Vitória, Areias, Arembepe e Caminho do Mar. Em paralelo às frentes de serviços, a secretaria também executou periodicamente manutenções corretivas e preventivas nas unidades, com a finalidade de conservar e preservar a infraestrutura das instituições.

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui