Audiência pública apresenta novo plano de modelagem do sistema de transporte público

0
Compartilhe:

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), realizou uma audiência pública para discutir a concessão do serviço de transporte público coletivo na cidade nesta sexta-feira (10/11). Na ocasião foi apresentado à população a proposta da nova modelagem do serviço e em tempo, os presentes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e apresentar sugestões.

A apresentação foi feita por Eduardo Barros, servidor lotado atualmente na Secretaria da Administração (Secad), que desempenhou um papel crucial na construção do novo modelo enquanto esteve à frente da diretoria de Transporte da STT, entre 2022 e 2023. “A proposta vai além de uma simples reestruturação. Estamos propondo novos processos operacionais que tornarão o serviço mais confiável, pontual e alinhado às expectativas da população. Isso será possível com a incorporação e o uso intensivo de recursos tecnológicos, visando monitorar e otimizar a operação para uma oferta mais regular e o aproveitamento racional de nossos recursos”, destacou Barros.

O projeto de fabricação ou de adequação dos veículos vinculados à frota do Vai Camaçari deverá prever requisitos de confiabilidade, segurança, manutenção, conforto e
conservação ambiental. O prazo da concessão será estabelecido em 15 anos, com a possibilidade de renovação. 

A implantação visa aperfeiçoar o sistema de transporte, incluindo um aumento para 61 linhas, totalizando uma expansão de 31,5% na cobertura de rede e um acréscimo de 65% no número total de linhas. Garantindo intervalos máximos de 60 minutos, a frota será composta por mais de 150 veículos, abrangendo convencionais, médios, de pequeno porte e vans. Esses veículos obedecerão rigorosamente às especificações de conservação, com uma idade média de 5 anos e idade máxima de 10 anos.

De acordo com o consultor de transporte, Antônio Luiz Mourão, é de suma importância a participação da população na construção do plano. “Essa fase de consulta pública e debate é a fase de aquecer o mercado, verificar os interessados e até mesmo corrigir ou aperfeiçoar os estudos correspondentes ao município de Camaçari”, afirmou.

Entre as melhorias está previsto ar-condicionado, câmera de ré, câmera nas portas de acesso traseiras, adesivo indicando ponto cego do veículo, itinerários eletrônicos frontal, lateral e traseiro e uma Central de Controle Operacional (CCO), com informações e imagens ao vivo, avaliação frequente da qualidade do serviço por meio de indicadores e um plano de prazos e metas para a mudança da matriz energética.

Além disso, visando a segurança dos usuários do sistema, as concessionárias deverão implantar em cada veículo, no mínimo, quatro câmeras digitais estáticas para captura e gravação de todas as viagens. A expectativa é que após 15 dias seja publicado o Edital de Licitação.

Participaram do evento empresários do segmento de transporte, imprensa local, equipe técnica da STT e a comunidade.

Foto: Matheus Caratt

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui