Na manhã desta quarta-feira (26), o secretário de Saúde, Elias Natan, participou de Audiência Pública na Câmara Municipal, onde prestou contas sobre as ações e investimentos da Secretaria de Saúde de Camaçari no 1º quadrimestre de 2021. Entre os principais pontos abordados estiveram os serviços realizados na Atenção Básica e Especializada e as ações no combate ao enfrentamento à Covid-19.
Ciente da importância da audiência pública para sociedade, Elias Natan é o primeiro secretário da história da Sesau que vai à Câmara de Vereadores prestar contas de forma aberta e transparente. “Desde quando assumi a Sesau em 2017 tenho feito questão de solicitar a esta Casa a realização das Audiências Públicas de prestação de contas. Isso é importante para mostrar à sociedade como temos trabalhado em busca de oferecer um serviço de saúde digno à nossa gente”, destaca.
Nos questionamentos feitos pela população, presente na Audiência Pública, estiveram os critérios para definir os públicos-alvo da vacinação. “Quem define isso é a CIB que é comitê formado por gestores de saúde do Estado e municípios. Então quando a gente recebe as doses das vacinas vem uma nota que determina quais os públicos que devemos vacinar. Por mais que desejemos avançar, temos que seguir essa determinação com base na quantidade de doses recebidas e públicos determinados”, respondeu Elias Natan.
Entre os avanços, no primeiro quadrimestre de 2021, Elias Natan destacou a ampliação do atendimento na USF Nova Aliança de segunda a sábado das 07h às 19h; a ampliação da capacidade de internamento na UPA da Gleba A com a implantação de uma unidade provisória no estacionamento da unidade; a inauguração da nova sede do CER (Centro Especializado em Reabilitação) ampliando a capacidade de atendimento; o lançamento do Consultório de Rua para atendimento da população de rua; e a inauguração da nova USF de Buris de Abrantes.
Referente ao enfrentamento à pandemia, o secretário Elias Natan destacou as principais ações realizadas pela Sesau no primeiro quadrimestre de 2021 como a ampliação dos leitos de UTI COVID na Clínica Santa Helena; a reativação do Centro Intermediário de Enfrentamento ao Coronavirus com 20 leitos clínicos e atendimento de pacientes sintomáticos 24h por dia, inclusive realizando testagem rápida; o retorno das testagens rápidas itinerantes; a instalação de 25 leitos clínicos no CAPS III para receber pacientes COVID no pico da segunda onda da pandemia em março; a abertura de três unidades de saúde aos sábados e domingos durante o mês de março para atendimento a pacientes sintomáticos COVID; a inauguração do Centro de Vacinação e do Centro de Apoio Diagnóstico; e a estrutura montada para garantir a vacinação contra COVID-19 na sede e Costa de Camaçari.
Ao final da audiência, o secretário Elias Natan agradeceu à Comissão de Saúde da Câmara pela oportunidade de prestação de contas e parabenizou todos os servidores da Sesau que estão lutando contra pandemia há mais de um ano. “São verdadeiros guerreiros e guerreiras. Há mais de um ano muitos têm abdicado de finais de semana com a família para estar na linha de frente atendendo nossa população. A vocês o nosso agradecimento”, finalizou.