A sexta-feira (12/5) foi mais que especial para as futuras mamães assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Phoc. Às vésperas do Dia Das Mães, celebrado no próximo domingo (14/5), as gestantes assistiram a uma palestra sobre o vínculo da mãe com o filho, além dos cuidados consigo no período pós-parto. Na mesma ocasião, também foram contempladas com o kit enxoval.
A atividade aconteceu na quadra poliesportiva situada ao lado do equipamento. Além da palestra, houve uma breve aula de zumba, seguida de um momento de alongamento. Outras mulheres, também assistidas pelo centro de referência, puderam participar de um sorteio, com brindes alusivos ao Dia das Mães.
A secretária da pasta, Reni Oliveira, participou da iniciativa. “Hoje, estamos acompanhando mais uma entrega de kit enxoval, e ficamos felizes por ver a felicidade no olhar de cada gestante contemplada, além disso, estamos reforçando o compromisso da nossa gestão com a população”, disse.
No total, nove famílias receberam o benefício, conforme explicou a coordenadora da unidade, Ana Garcia. “Hoje é um dia de alegria, porque entregamos o enxoval para as nossas assistidas e sabemos o quanto é importante esse cuidado com as famílias”, afirmou.
Esperando a chegada da segunda filha, Tamires Ferreira elogiou a qualidade dos materiais que compõem o kit. “Eu já tinha visto os itens no Cras e realmente são muito bons, de qualidade, e é uma ajuda muito boa mesmo, porque tem gente que não tem condições de comprar”, falou.
Com nove meses de gestação, Simone Alves afirmou que o kit vai ajudar muito. “É o meu segundo filho, as coisas que vêm no kit vão ajudar muito, porque são itens que a gente usa o tempo todo, já não vou precisar comprar e a qualidade é muito boa”, disse.
O conjunto contém artigos essenciais para os primeiros meses do bebê, como banheira, toalha de banho, fraldas, mamadeira, cueiro, manta, mosquiteiro, meias, entre outros. Vale lembrar, que todas as gestantes contempladas com o kit são moradoras do município, acompanhadas pelo Cras e atendem aos critérios para ter direito ao benefício.
A medida é um benefício eventual de natalidade, assegurado pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), que integra o Programa Municipal Mão Amiga, e é entregue às gestantes pelo serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
Foto: Sedes