ARTE PURA: Crianças de uma escola particular de Camaçari fazem releitura da obra de Deo Senna. O artesão da cidade foi conferir de perto e ficou emocionado pelo reconhecimento.

0
Foto Camaçari Alerta
Compartilhe:

Olha quem chegou!? Olha quem chegou?! Gritavam com entusiasmo as crianças do 5º ano da educação infantil diante de Deo Senna convidado a participar da amostra da Vernissage da Escola Nossa Senhora Aparecida –ENSA, que teve como tema: Apreciando a Arte com Olhar Infantil, realizada nesta quarta-feira (11), no bairro da Gleba B.

Não demora e o artesão de Camaçari é arrodeado de carinhas curiosas e felizes diante de um personagem que leram nos livros e estudaram por quase 15 dias sua história e arte, até fazerem, elas próprias uma pintura, releitura sobre suas obras.

Diante de tanta expectativa, Deo contou um pouco de uma das suas obras mais marcantes e que tem levado o seu nome para todo o Brasil: as “Marias e Yabás”. Bonecas feitas de metal e cabaças, com riquezas de cores, formas e simbologias.

Para os pequenos, pais e professores presentes, o artesão destacou que suas inspirações vem do próprio município, com suas histórias e origens fortes no Tupinambás, a exemplo do nome de Camaçari que significa na língua indígena: arvore que chora; e as praias: Jauá (papagaio verde), Arembepe (aquela que nos envolve); Jacuípe (Rio Jacus – pássaro preto do papo vermelho); Guarajuba (Garça Dourada); Itacimirim (formiga preta)

“Foi muito bom a escolha de um artista da cidade! Temos que valorizar o que é nosso! Minha filha veio muito empolgada, dizendo mãe o artista Deo Senna vai estar na sala de aula! A escola está de parabéns pela iniciativa. E os trabalhos ficaram lindos” elogiou a mãe de Maria de 6 anos, Jailma Alves.

“Achei ótimo, passar a história de um artista de Camaçari para  as crianças, foi bastante enriquecedor para o aprendizado delas. Ele até elogiou a pintura do meu filho e nos convidou para participar de uma exposição na Cidade do saber, fiquei muito feliz!” disse  Irleide Maria da Silva Magalhães, mãe de Iago Miguel de 5 anos.

Para mães e pais que foram acompanhar e prestigiar os pequenos, o artesão não escondeu a alegria e emoção de participar do evento.

“Venho tanto tempo dizendo que a cultura deve ser perpetuada pelas crianças e ai você ver todo uma turma trabalhando em cima de algo que fez com esse objetivo, é simplesmente uma emoção única, tenho aqui a certeza que tem valido a pena nosso esforço e dedicação!”, regozija o artista.

O resultado da imaginação

 “Quando pensamos em trabalhar as obras de Deo Senna na sala de aula, era justamente buscando oportunizar o contato das crianças direto com o artista e valorizar a cultura e arte de nossa cidade. Durante o período de pesquisa trabalhamos o lado lúdico, criatividade, conhecimentos gerais e artes plásticas, hoje aqui vemos o resultado da obra deles, do esforço e talento de cada um. O resultado foi muito gratificante!” se orgulha a professora Jaciara, do 5º ano infantil.

“O resultado é maravilhoso. É o momento em que as crianças tem o contato com nomes que fizeram história na arte, conhecem sua vida e obra. Depois disso elas fazem uma releitura, expressando na tela, de como ver aquela arte de sua própria perspectiva” detalha a professora do 1º ano do fundamental, Adilma Ramos

Elas recriam a arte com dedicação mesmo, pois é o momento da imaginação, do lúdico e do aprendizado. Por onde essas crianças forem, vão levar consigo este momento, e o melhor, saberão identificar o artista que teve contado com sua vida e obra”, destacou a professora do 2º ano Fundamental, Cidalva de Jesus.

Além de Deo Senna, artesão de Camaçari, foram trabalhados no V projeto de Vernissage da escola, do 5 ano de educação infantil ao 2º ano fundamental, as obras dos artistas plásticos, Heitor dos Prazeres (carioca) e Karla Gerlad (americana).

Por Carluze Barper/Jornalista

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui