Preservação dos registros relacionados à história e à memória do município. Este é o presente que a cultura da cidade ganhou com a inauguração do Arquivo Histórico de Camaçari, instalado na Avenida Eixo Urbano Central, entregue na manhã desta terça-feira (10/10) após ser totalmente requalificado.
Durante a cerimônia, o prefeito Elinaldo Araújo destacou que o equipamento passa a integrar o Centro Antigo do município, que também é composto pelo Museu de Camassary, entregue em 2022, e que, em breve, também contará com o Cineteatro. “São obras fruto do nosso empenho para transformar Camaçari”, afirmou.
“Ao longo da gestão, temos atuado nos três distritos [sede, Monte Gordo e Abrantes], fazendo obras estruturantes, além de ações que buscam melhorar a vida das pessoas, nos diversos setores. Especialmente na cultura, lançamos 40 editais, como, por exemplo, A Voz de Camaçari, nas versões adulta e infantil, e o Evandro Amaro, que está na 2ª edição e contempla fanfarras, bandas marciais, orquestras e filarmônicas”, acrescentou o gestor.
Gerido pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult), por meio da Coordenação de Patrimônio, o Arquivo Histórico é o órgão de custódia dos documentos da Administração Pública Municipal, desempenhando um papel fundamental na organização e preservação dos registros e promovendo o acesso e o uso da informação à população através da pesquisa. Ainda neste intuito, o local busca colaborar com instituições educacionais, culturais e outras entidades, e irá abrigar exposições, palestras e atividades para aumentar a conscientização sobre o patrimônio da cidade.
A titular da Secult, Márcia Tude, disse que, “entregar mais um espaço cultural aos munícipes, é um momento de felicidade. Enfrentamos desafios nesta obra, especialmente pelo período da pandemia, mas hoje podemos ver o Arquivo Histórico belíssimo. A partir de agora, teremos mais um desafio, que é o de digitalizar este acervo, que é tão rico, incluindo atas de posse de todos os prefeitos que Camaçari já teve, atestados de óbitos de cidadãos, que fazem parte da nossa história, dentre outros. É um equipamento que está ligado ao sentimento afetivo da cidade”, pontuou.
A escolha da edificação para abrigar valiosos documentos e informações é reforçada pela importância histórica do prédio e do seu entorno para a cidade e os cidadãos. É o que enfatizou o coordenador de Patrimônio da Secult, Átila Borges. “Este local já abrigou a antiga prefeitura, já foi o casarão da fazenda Montenegro, que está intimamente ligado à história do nosso município. Então convido o povo de Camaçari para vir conhecer o local e, assim, a própria história”, disse.
A equipe técnica do equipamento é integrada por arquivologistas, museólogos, historiadores, arquitetos, além de assistente administrativo, pessoal de segurança e limpeza. O imóvel, de 286 metros quadrados (m²), passou por intervenções de fundação, estruturas, pintura, paisagismo, cobertura e serviços elétricos e hidráulicos, dentre outros, executados pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). O espaço conta com salas de arquivologia, de acervo, da coordenação e de reserva técnica, três salas de área técnica, auditório, sala de exposição, recepção, copa, depósito de material de limpeza (DML), quatro sanitários (incluindo com acessibilidade), além de rampa de acesso.
A gestora da Seinfra, Joselene Cardim, contou que a obra foi realizada através de convênio com o Governo Federal. “Este é um patrimônio da cidade, então tivemos muitos desafios e tomamos todo o cuidado pelo valor histórico, com a preservação de esquadrias. É um espaço importante e que dispõe de toda estrutura para o desenvolvimento cultural de Camaçari”, afirmou.
O Arquivo Histórico funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O evento de inauguração contou com apresentação do músico Adah Brito, e com as presenças do vice-prefeito, José Tude; secretários municipais; do presidente da Câmara Municipal, Flávio Matos, além de demais vereadores; do subsecretário e presidente do Conselho de Cultura, Luciel Neto, e outros conselheiros do órgão.
Cineteatro – ainda na ocasião, o prefeito Elinaldo Araújo aproveitou para visitar as obras de requalificação da edificação do Cineteatro, que seguem em execução. De acordo com a Seinfra, a empresa que realiza os serviços está na fase de execução de revestimento cerâmico, forro em gesso, finalização de alvenaria e de reboco, além de infraestrutura de instalação elétrica e hidráulica. A previsão é de que o equipamento seja entregue no primeiro semestre de 2024.
O espaço conta com cerca de 560 m² de área e será um equipamento público destinado a receber espetáculos de artes cênicas, exibição de filmes, exposições artísticas e realização de cursos e oficinas técnicas e culturais. As intervenções fazem parte de uma das etapas do projeto de revitalização do Centro Histórico e os investimentos também são oriundos do convênio entre o Ministério do Turismo e a prefeitura, por meio da Secult.
Foto: Tiago Pacheco