A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Monte Gordo passará por uma intervenção. A decisão foi tomada pela Prefeitura de Camaçari, por meio das Secretarias da Saúde (Sesau) e da Infraestrutura (Seinfra), após vistoria à unidade nesta quinta-feira (23).
A gestão avalia as possibilidades de mudar o atual cenário da UPA, que opera em um prédio alugado na Rua Senhor do Bonfim. Por lá as equipes da Sesau e Seinfra encontraram problemas nas instalações onde são atendidos os pacientes e no espaço dedicado ao repouso dos funcionários, coisas que vão desde piso quebrado, falta de refrigeração, buraco nos forros, infiltração a infestação de cupim, escada perigosa, lixeiras e macas enferrujadas.
“Essa unidade está extremamente precária, nós visitamos e vimos uma estrutura física em péssimo estado. Além da necessidade de readequação de fluxo, porque além de tudo isso o fluxo aqui é muito ruim. Então, nós estamos hoje aqui para fazer a avaliação e identificar quais são as medidas mais urgentes, tanto na questão estrutural quanto na questão de serviço”, destacou a secretária de Saúde, Rosangela Almeida.
Entre as alternativas debatidas estão a viabilidade de um reforma no atual prédio, a busca por um novo imóvel ou um terreno para a construção de uma nova UPA.
“A estrutura está muito comprometida, não está boa. Nós estamos fazendo um levantamento aqui para fazer uma reforma, adaptar, melhorar e também estamos tentando encontrar um prédio em melhor estado para transferir daqui para lá enquanto constrói a UPA. Eu vim ver hoje o terreno aqui para a UPA, mas o terreno que tem do Estado não dá, não cabe a UPA e também tem alguns problemas da análise do terreno, tem um riachinho correndo. Ou seja, tem vários problemas que na minha opinião esse terreno não é o suficiente para fazer, então vamos encontrar outro para já iniciar também o processo de licitação”, pontuou o prefeito Luiz Caetano.
Foto: Patrick Abreu