Alunos da escola Luís Rogério participam de oficinas educativas

0
Compartilhe:


Um dia diferente, foi o que tiveram os cerca de 100 alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Professor Luís Rogério de Souza, no bairro Gleba C, nesta quarta (3/8). A unidade recebeu oficinas educativas promovidas pelo Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) da 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), com proposta de sensibilizar os jovens para atuarem como multiplicadores da agenda do Fórum Municipal do Adolescente, que acontecerá em novembro de 2022.

As atividades contaram com a participação de várias secretarias do governo, entre elas a da Saúde (Sesau), que orientou os estudantes sobre o cuidado com a saúde bucal. Foi o caso de Kethelyn Júlia, do 6º ano, que disse ser importante os alunos aprenderem como cuidar os dentes. “Eu acho bom, porque ensina os estudantes a escovarem os dentes direito, e quando chegar em casa ter uma boa escovação”.

Já Rebeca Silva, do 8º ano, que participou da oficina de incentivo ao esporte, promovida pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), achou a atividade bem educativa. “É bem interessante incentivar os alunos a praticarem esportes como eu, que pratico futevôlei”.

As outras oficinas foram realizadas pela Secretaria da Cultura (Secult), através dos instrumentos musicais; pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que orientou as crianças sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); assim como o Conselho Tutelar (CT), que falou sobre os direitos e deveres dos alunos.

Nilzete Cardoso, diretora da escola, afirmou que já é a segunda vez que essas oficinas acontecem no Luís Rogério, e segundo ela, essas ações aproximam o Executivo da comunidade. “O que acontece no entorno da escola, e impacta dentro da escola, ele fortalece mais, a exemplo da ação do Conselho Tutelar, que é importantíssima, porque o aluno consegue entender o que é o conselho e como trabalhar em parceria”.

De acordo com Joseni Lopes, integrante do GTC, a rede está unida, pensando no futuro e agindo no presente. “Nós trazemos o entendimento de que, com a cultura e o esporte a gente pode resgatá-los da criminalidade, empoderá-los para a prevenção de um abuso, já que em geral, eles estão vulneráveis no cotidiano”.

A próxima atividade do GTC-PPAC nas escolas está prevista para acontecer na próxima quarta (10/8), na Escola Municipal Ilay Garcia Ellery, no Novo Horizonte.

Foto: Adeilson Carvalho

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui