Aluna da Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari, Talita Santos, 14 anos, encontrou na 7ª arte um caminho para ir mais longe. Estudante do 9º ano da Escola Municipal Virgínia Reis Tude, unidade de ensino que participa do Programa Imagem em Movimento (PIM), foi selecionada para representar o município e o programa em um encontro internacional de produção audiovisual em Frankfurt, na Alemanha. Ela embarca na próxima quinta-feira (1º/6), com grandes expectativas para essa vivência inesquecível e enriquecedora.
Moradora do Residencial Sítio Verde, no Verdes Horizontes, Talita integra o grupo de estudantes da Escola Virgínia Reis Tude que participa da realização do filme “Alice”, cujo enredo acompanha uma adolescente de 14 anos que tem dificuldades de lidar com as mudanças do seu corpo e conta com a ajuda a irmã para superar o momento. O curta-metragem é resultado da Oficina de Cinema promovida pelo PIM, e todo o processo – do roteiro à edição final – é protagonizado pelos alunos.
“Recebemos a ligação da diretora Rejane Rocha à noite e todos nós ficamos muito surpresos lá em casa. Foi uma mistura de alegria e também um pouco de preocupação, pois nunca viajei sem minha família. Depois de uma longa conversa e esclarecer várias dúvidas, concordamos que aquela era uma grande oportunidade”, afirmou Talita, lembrando do apoio da família, da gestão da escola e da equipe do programa, em nome do produtor local, Júnior Clemente.
A secretária da Educação, Neurilene Martins, parabenizou a educanda pela dedicação que demonstrou durante a oficina e também pelos desdobramentos dessa entrega. “Olha como um aprendizado vai provocando outros, nos levando mais adiante… é um fluxo que nunca para, estamos sempre aprendendo. Essa iniciativa inspira o projeto pedagógico da rede municipal de ensino. Todos nós estamos muito felizes em saber que nossa estudante seguirá aprendendo nessa linda jornada, marcada por surpresas tão significativas. Temos muito orgulho do talento e da coragem da nossa querida Talita”, destacou.
PIM – O Programa Imagens em Movimento (PIM) é fruto de uma parceria pioneira na América Latina com uma rede de 16 organizações internacionais, chamada Cinema, Cem Anos de Juventude. O objetivo do projeto é trazer para o currículo escolar da rede pública brasileira a experiência crítica e criativa das artes, em oficinas gratuitas, desenvolvidas no horário extracurricular. O programa nasceu no Rio de Janeiro, em 2011, e desde 2022 passou a alcançar outros três estados: Bahia, São Paulo e Espírito Santo.