O grupo de teatro do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Justarte, realizará no próximo dia 27 de Julho (quinta-feira), às 20h, a apresentação do exercício cênico “Primeiro movimento para a cena”, no Teatro do ICBA/Instituto Goethe, localizado no Corredor da Vitória, Salvador.
O Justarte é um projeto implantado na gestão da presidente Maria do Socorro Barreto Santiago com o objetivo de promover a iniciação de magistrados no campo das artes cênicas por meio de jogos teatrais e exercícios de improvisação em relação ao cotidiano.
Com direção artística de Deborah Moreira e Márcia Andrade, a apresentação não é exatamente um espetáculo ou uma aula de teatro, mas sim um exercício com o intuito de praticar as técnicas teatrais desenvolvidas pelos membros do grupo, desenvolvendo assim a ludicidade e criatividade do elenco.
“A apresentação tem um caráter, não só de apresentar o que a gente vem exercitando, mas de também incluir a plateia. Há um caráter de apresentação, mas processual, digamos assim. Até para que o grupo vá se familiarizando com a comunicação com o público”, explica Moreira, que é atriz e coordenadora da iniciativa.
O elenco é formado pelas desembargadoras Maria de Fátima Silva Carvalho e Nágila Marisa Sales Brito; a assessora especial da presidência, juíza Marielza Brandão; juiz corregedor Alberto Raimundo Gomes dos Santos; a juíza assessora Angela Bacellar; e os magistrados Darilda Maier, Janete Fadul, Fabiana Andrea de Almeida Pellegrino (2ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais do Consumidor), Laura Scalldaferri (10ª Vara de Relações de Consumo), juiz Mário Soares Caymmi Gomes e Nartir Dantas Weber.
Moreira conta que a apresentação é uma forma de aproximar o elenco de magistrados, e o público, formado por amigos e parentes, das atividades desenvolvidas desde dezembro de 2016. “Após essa apresentação, nós daremos continuidade aos nossos trabalhos a partir de Agosto, aprofundando um pouco mais a construção cênica, para em dezembro realizar uma apresentação didática” anuncia.
Redação/Ascom TJBA