Através de uma encenação teatral, que retrata a rotina de uma mulher em situação de violência doméstica, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Mulher (Semu), chamou a atenção de moradores de Vila de Abrantes, que transitavam nas praças da Matriz e Tiradentes (antiga Pracinha), na manhã desta segunda-feira (14/8).
A ação, que faz parte da programação elaborada pela pasta para a campanha Agosto Lilás, cujo tema central é “Vire esse Jogo”, também contou com distribuição de panfletos com orientações específicas para a população, incluindo a divulgação do disque 180, que presta assistência qualificada às mulheres em situação de violência de natureza física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.
Com o objetivo de fomentar reflexões sobre o assunto e conscientizar a população para a gravidade do problema, a ação itinerante reforça os trabalhos que a secretaria realiza ao longo do ano com foco na proteção e promoção do público feminino, intensificados no mês de agosto, reconhecido como mês de proteção às mulheres.
Sobre usar a arte cênica para abordar um assunto tão sério, o ator e autor do texto, Cléber Santos, destacou que, “a apresentação teatral é muito instigante e, tenho certeza que, todos que assistiram darão continuidade a essa discussão, em outro momento”. Na peça, representando um marido obsessivo e controlador, Cléber acrescentou que, “muitas vezes, as atitudes grosseiras de alguns homens são tão graves quanto a agressão física em si.”
Protagonizando a esposa vítima de violência, Lidiane Teles destacou a importância dos trabalhos acontecerem em praças públicas. “Peça teatral em locais abertos, com essa temática tão importante, tem um grande impacto, pois consegue sensibilizar e ampliar os conhecimentos do público. A mensagem traz esclarecimentos sobre como e onde buscar ajuda e também explica os diferentes tipos de violência”.
Confira o cronograma para as próximas apresentações na costa do município:
15/8 (terça-feira)
Local: Praça do Papagaio – Jauá
Horário: 9h
16/08 (quarta-feira)
Local: Praça Conselheiro Rafael Vieira – Monte Gordo
Horário: 9h
Foto: Arquivo