Agentes de Saúde e Endemias comemoram Projeto de Lei do reajuste salarial

0
Compartilhe:


Gratidão é a palavra que define os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e os Agentes de Combate às Endemias (ACEs), após a Prefeitura de Camaçari encaminhar para a Câmara de Vereadores a Mensagem do Projeto de Lei (PL) que altera o piso salarial desses servidores, conforme Emenda Constitucional n.º 120/2022.

Com o PL, o vencimento dos cerca de 400 ACSs e 206 ACEs do município, não será inferior a dois salários mínimos, e esses recursos serão repassados pelo Governo Federal à administração municipal.

Os Agentes de Combate às Endemias, que realizam o trabalho diário de porta em porta, tendo contato direto com a população, se dizem contemplados pelo fato da gestão estar atendendo os anseios da categoria. É o caso do agente Antônio São Pedro. “Tenho certeza que assim como o atual piso que recebemos foi aprovado, esse também será aprovado com todos os direitos, e incorporado na lei municipal”, pontuou.

Já a ACE Leide Santana, reforça que o reconhecimento da categoria faz com que se sinta valorizada, e a estimula a trabalhar ainda melhor para a população. “Essa é uma luta conquistada, e tanto o nosso prefeito Elinaldo quanto o secretário da Saúde, Elias Natan, sempre foram sensíveis à demanda da categoria, e desde o primeiro momento nunca se negaram a pagar os nossos direitos, como acontece em outras cidades”.

Fazendo a ressalva sobre o trabalho de base que os Agentes Comunitários de Saúde fazem junto à população, Thaise Nascimento diz que a categoria vive um sentimento de satisfação e gratidão, já que Camaçari segue na contramão de vários municípios com o PL do ajuste salarial.

Quem também se mostrou feliz foi a ACS Cleidiane de Souza. Segundo ela, isso é um incentivo para os profissionais que trabalham na ponta, já que muitos deles estavam desmotivados e agora comemoram essa conquista.

Na mensagem encaminhada ao Legislativo, a prefeitura pede urgência, e diz que com o Projeto de Lei, visa reconhecer melhor os serviços prestados pelos servidores. Quando aprovada na Câmara, o PL seguirá para sanção do prefeito Elinaldo Araújo.

Foto: Tiago Pacheco

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui